
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) tornou público o Plano Estratégico Institucional (PEI) 2025, documento que orienta as ações estratégicas da instituição para o decorrer do ano. Publicado anualmente, o PEI tem a função de tornar acessíveis à sociedade as diretrizes que guiam as unidades acadêmicas e administrativas da universidade. Além disso, seu conteúdo reflete todo o arcabouço teórico que sustenta os processos de planejamento estratégico da UFS, contribuindo para a internalização dessas práticas pela comunidade acadêmica.
+Clique aqui para acessar o Plano Estratégico Institucional (PEI) 2025
O reitor Valter Santana destaca que a consolidação do planejamento estratégico é essencial para manter a solidez institucional, garantindo continuidade às políticas universitárias, independentemente da administração.
"A Universidade Federal de Sergipe tem atravessado grandes desafios nos últimos anos, e a solidez institucional que conquistamos se deve ao compromisso com planejamento estratégico, gestão responsável e governança eficiente. A adoção do PEI tem sido fundamental para garantir que a UFS continue avançando, mesmo em cenários complexos. Neste momento de transição, a transparência e o compromisso com a continuidade das ações estratégicas são prioridades. Nosso foco sempre foi construir uma UFS cada vez mais estruturada e preparada para os desafios futuros", afirma o reitor.
"Acompanhando de perto as ações deste ano, percebemos a necessidade de maior flexibilidade orçamentária e da expansão de iniciativas voltadas para inovação e sustentabilidade. Esses aspectos foram incorporados ao PEI 2025, reafirmando nosso compromisso com uma universidade mais eficiente, inclusiva e preparada para os desafios do futuro", ressalta o pró-reitor.
A coordenadora de Planejamento da UFS (Coplan/UFS), Estelamaris Pina, destaca que a cultura de planejamento estratégico tem se consolidado na instituição, mas ainda há espaço para aprimoramentos. Segundo ela, um dos desafios é garantir que os gestores registrem de forma mais precisa as metas e ações planejadas.
"Estamos no quarto ano de execução do PEI, e percebemos que o exercício do planejamento tem se tornado parte da cultura da UFS. No entanto, ainda há um processo de amadurecimento. Muitos gestores já possuem ações estratégicas em mente, mas nem sempre elas são formalizadas no documento. Nosso trabalho tem sido provocar essa reflexão e estimular o alinhamento das iniciativas desde o início do ano", explica.
Entre as metas para 2025, Estelamaris destaca a taxa de sucesso acadêmico como um dos principais indicadores de desempenho. "Cada unidade estabeleceu suas metas específicas para melhorar o desempenho acadêmico, e estamos acompanhando esse processo de perto para garantir avanços efetivos", reforça.
Embora o PEI seja um instrumento de planejamento institucional, orientado pelos princípios da governança e da continuidade administrativa, sua execução no exercício de 2025 dependerá da anuência, monitoramento e ações da nova gestão a ser empossada. Dessa forma, a publicação do documento reforça o compromisso institucional da gestão atual na elaboração do planejamento estratégico, ao mesmo tempo em que respeita o processo de transição administrativa.
Além disso, a nova gestão terá autonomia para realizar os ajustes necessários na execução do PEI, garantindo que as ações estratégicas estejam alinhadas com suas diretrizes e prioridades.
"Diante da mudança de gestão, trabalhamos para que o PEI registre não apenas os planos para o próximo ano, mas também as ações que precisam necessariamente ter continuidade. Esse planejamento é essencial para que a troca de gestores ocorra de maneira estruturada e sem prejuízo para as ações estratégicas da UFS. Ao mesmo tempo, o documento permanece flexível para que a nova gestão possa realizar adequações conforme considerar necessário", finaliza Estelamaris.
Ascom UFS