
A jornalista Jéssica Vieira, servidora técnico-administrativa em educação (TAE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi selecionada para a quinta edição do LideraGOV, principal programa de formação de lideranças da administração pública federal. Promovido pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o programa busca desenvolver competências de gestão e fomentar uma rede de líderes qualificados, diversos e comprometidos com a melhoria dos serviços públicos.
Com uma trajetória de quase 20 anos dedicados ao serviço público e à comunicação, Jéssica vê a aprovação como um reconhecimento profissional e uma oportunidade de transformação. “Essa aprovação significa, antes de tudo, a importância da formação contínua não só para a melhoria de um exercício profissional, mas do bem comum. Ter sido aprovada numa seleção tão árdua, com servidores de todo o país, reflete o reconhecimento de uma trajetória dedicada ao serviço público e à comunicação como instrumento de transformação social”, afirmou. Ela destaca ainda que espera fortalecer competências de liderança que gerem impacto positivo no setor público com ética, inclusão e foco em soluções eficazes.
O LideraGOV já capacitou 239 líderes de diferentes regiões do país ao longo de suas quatro edições. Nesta nova turma, o processo seletivo foi marcado pela ampliação das ações afirmativas, com reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência, indígenas, quilombolas e pessoas trans. “O programa evoluiu para garantir maior diversidade institucional e regional, o que enriquece o debate sobre políticas públicas. A liderança do serviço público precisa ter a cara do Brasil”, destacou Natália Ilka, coordenadora do LideraGOV.
Segundo Natália, a participação de servidores de instituições de ensino, como a UFS, fortalece a formação de gestores públicos alinhados às necessidades da população. “As universidades federais são eixo fundamental das políticas públicas, e é essencial que seus servidores também estejam nos espaços de qualificação para liderar processos e melhorar a gestão da educação no país”, completou.
Ascom UFS