O curso de Medicina do campus de Aracaju da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está passando por avaliação de renovação de reconhecimento, um processo periódico realizado pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia e renova a autorização de funcionamento das instituições de ensino superior no país. Uma reunião com a comissão, que contou com a presença do reitor André Maurício, foi realizada nesta quarta-feira, 16, e deve seguir pelos próximos dias.
O bacharelado em Medicina na UFS dura seis anos. Nos dois primeiros anos do curso, os estudantes estudam no campus São Cristóvão, depois seguem para o Hospital Universitário, na capital sergipana. O chefe do Departamento de Medicina e coordenador do curso, Mário Adriano dos Santos, explicou como funciona o procedimento de renovação de reconhecimento.
“Todos os cursos de graduação no Brasil precisam passar pelo processo de recredenciamento, que é como se fosse uma autorização de funcionamento. São avaliados os perfis docentes, as peculiaridades dos discentes, os currículos, a infraestrutura e a relação com a própria universidade. As notas variam entre três, quatro ou cinco. Recentemente, o curso de Medicina em Lagarto alcançou o mais alto conceito. Então, a gente está na expectativa e espera que o processo avaliativo traga sinalizações para as melhorias que a gente precisa fazer, mas que se mantenha no credenciamento com a nota esperada também pela própria comunidade de professores que se dedica e de alunos que se envolvem com esse processo todo”, disse.
O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS, Adriano Antunes, destacou a importância da avaliação e os altos conceitos alcançados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
“É um momento importante para a instituição destacar que o curso de Medicina da UFS tem uma contribuição enorme para Sergipe, com mais de 60 anos de contribuição na formação médica. Muitos professores estão envolvidos desde a graduação até a pós-graduação, que são cursos considerados de excelência da universidade. Além disso, esse ano saiu o resultado do Enade, também destacando o curso de Medicina com uma nota 5”.
A pró-reitora de graduação da UFS, Marta Élid Amorim, informou que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) acompanha o processo de renovação de reconhecimento e aproveita o momento para reavaliar pontos de melhorias.
“A gente fica feliz de receber os avaliadores aqui. Esse olhar externo, em que eles utilizam um processo de barema e avaliam pontos específicos, pode nos ajudar a melhorar tanto a questão de infraestrutura como de acompanhamento dos nossos estudantes, já que a Prograd faz acompanhamento da avaliação de todos os cursos”, analisou.
Ascom UFS