Estudantes, docentes e gestores dos cursos de Medicina Veterinária dos campi de São Cristóvão e Nossa Senhora da Glória (Sertão) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participaram, nesta segunda-feira, 21, de uma reunião com a vice-reitora da instituição, Silvana Bretas.
No encontro, foram discutidas melhorias para o Hospital Universitário Veterinário (HUV), localizada em São Cristóvão, e para a Clínica Veterinária Universitária, no campus do Sertão, elencando pontos como os aspectos administrativos e operacionais, regulamentação de estágio e vivência, além da autossustentabilidade das unidades.
“A universidade pública tem expertise em resolver problemas de saúde pública, como os dos animais. Queremos encontrar soluções que garantam um diagnóstico objetivo do que podemos fazer para viabilizar essa pauta e garantir uma formação integral dos nossos discentes”, disse a vice-reitora Silvana Bretas.
A professora e chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Ana Carolina Trompieri, lembrou as últimas conquistas dos cursos.
“Recentemente, conseguimos uma vaga para docente que será destinada à clínica e cirurgia de silvestres. Temos um convênio com a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente, que nos proporciona comprar equipamentos para o laboratório de necropsia e prestar serviço para a sociedade através da proteção aos maus-tratos. As aulas de clínica e cirurgia acontecem com os alunos atendendo junto com o professor os animais que chegam ao hospital e conseguem acompanhar de perto a rotina nessas disciplinas”.
Após as oitivas, Bretas destacou compromissos para implementar as melhorias. São eles:
Integração da vertente ensino-pesquisa-extensão entre os campi de São Cristóvão e do Sertão;
Levantamento das regulamentações de estágios no HUV e Clínica Veterinária do Sertão;
Levantamento de fluxo para adquirir equipamentos;
Criação de grupo de trabalho para estudos de autossustentabilidade, envolvendo representantes da gestão, discentes, docentes e técnicos administrativos;
Planejamento estratégico para estudos com animais de grande porte no campus Sertão e encaminhamentos de projetos em andamentos sobre a temática para o campus São Cristóvão.
Para o estudante e representante do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Camev), Rafael Pinheiro, têm sido positivos os diálogos com a reitoria.
“A gestão atual tem se demonstrado bastante aberta para ouvir e para encontrar soluções. Colocando os planos em ação, sei que teremos discentes, docentes e todo o corpo técnico empenhados para a melhoria das condições”, disse.
O vice-coordenador do HUV, Eduardo Luiz Cavalcanti Caldas, falou sobre o reconhecimento do hospital fora as barreiras da universidade. “O nosso hospital já é muito bem reconhecido. Agora iremos unir forças para crescermos juntos”.
Ascom UFS