Sex, 25 de julho de 2025, 12:24

Campus de Itabaiana da UFS ofertará cursos de Direito e Psicologia no SiSU 2026
Decisão pelas duas graduações se deu através de um processo democrático
Campus da UFS em Itabaiana (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Campus da UFS em Itabaiana (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Sergipe (Consu/UFS) aprovou, nesta sexta-feira, 25, a criação dos cursos de graduação em Direito e Psicologia para o campus de Itabaiana. Os bacharelados terão, inicialmente, 50 vagas cada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026.

Para o diretor do campus, Victor Hugo Sarmento, a conquista representa um marco histórico para Itabaiana. “Esses cursos sempre foram muito almejados pela sociedade em geral. É uma satisfação vê-los sendo levados para Itabaiana, ampliando o ensino de qualidade nessas áreas. Haverá muitos ganhos para a cidade e para o campus”, celebrou.

A ampliação das vagas no campus foi comemorada pela vice-reitora da UFS, Silvana Bretas. “Antes de mais nada, amplia as vagas para os jovens sergipanos e brasileiros também, uma vez que é pelo SiSU. É fundamental atender às demandas desses jovens que procuram a universidade”.


Consu aprovou criação dos cursos nesta sexta-feira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Consu aprovou criação dos cursos nesta sexta-feira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Escolha dos cursos

O relator do processo para a criação dos cursos, o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep/UFS), Jailton de Jesus Costa, explicou que a decisão pelas duas graduações se deu através de um processo democrático.

“A ampliação não se deu de qualquer forma, efetivamente houve um processo bem democrático, envolvendo pesquisa com a comunidade ao redor do campus, 16 escolas da DR-3 de Itabaiana, e escuta à própria comunidade interna, através de docentes, técnicos e estudantes. Então são dois cursos que a própria comunidade sente a necessidade de ter”, disse.

Jailton de Jesus Costa também falou sobre a importância de cada um dos cursos. “Hoje temos cursos de Direito em instituições particulares no interior, mas muitos não conseguem acessar. Então estamos cumprindo nosso compromisso com a educação gratuita e de qualidade na parte jurídica. Assim como, com o aumento dos problemas de saúde mental em toda a população, é bem importante que a UFS também expanda o seu curso de Psicologia, principalmente mais voltado à psicologia clínica de atendimento e de combate às doenças mentais”, considerou.

Ainda de acordo com o relator, a expectativa é que novas vagas para docentes e técnicos administrativos sejam criadas ainda este ano.


Pró-reitor de Gestão de Pesssoas, Jailton de Jesus Costa, foi relator do processo (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Pró-reitor de Gestão de Pesssoas, Jailton de Jesus Costa, foi relator do processo (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Campus Itabaiana

Inaugurado em agosto de 2006, como parte da política nacional de interiorização do ensino superior, o Campus Itabaiana passará a contar com 12 cursos de graduação. Além de Direito e Psicologia, já são ofertados os de Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas da Informação. Também há quatro pós-graduações, sendo três profissionais (Letras, Matemática e Educação Inclusiva) e uma acadêmica em Ciências Naturais.

Atualmente, a unidade tem 2.038 alunos ativos, 123 docentes ativos permanentes e 42 substitutos, além de 50 técnicos administrativos e 55 trabalhadores terceirizados.


Diretor do campus Itabaiana, Victor Hugo Sarmento  (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Diretor do campus Itabaiana, Victor Hugo Sarmento (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Vice-reitora Silvana Brêtas (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Vice-reitora Silvana Brêtas (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 25 de julho de 2025, 15:37
Notícias UFS