
Nos dias 28 e 30 de julho, às 19h, o Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe (DMU/UFS) realiza apresentações na instituição. O primeiro evento será o Concerto Comemorativo, que marca importantes efemérides do universo musical em 2025. Já o segundo será com a Big Band, com repertório de clássicos do jazz e da música pop.
As atividades fazem parte das ações de extensão e formação artística do DMU, promovendo a integração entre ensino, prática musical coletiva e difusão cultural no espaço universitário.
Com entrada gratuita e abertas ao público, as apresentações.acontecem no Auditório do Departamento de Música - sala 10, Didática VII.
Concerto Comemorativo
De acordo com o maestro e professor da UFS, Daniel Nery, o programa homenageia grandes nomes da música ocidental — Händel, Palestrina, Thomas Tallis e Béla Bartók — todos com datas simbólicas em 2025.
“São celebrações a compositores importantes na história da música, a exemplo de Händel, muito conhecido pela composição ‘Aleluia’”, explicou.
O repertório reúne também obras de compositores brasileiros contemporâneos, como Tibor Fittel e Osvaldo Lacerda. O ponto alto da noite será a estreia mundial de ‘Sujeit’, peça inédita do compositor e regente sergipano Laedson Souza, escrita especialmente para esta formação.
A apresentação será composta por alunos do curso, sob regência de Laedson Souza, Breno Oliveira e Raul Lima.
Big Band
A Big Band do DMU é composta por 13 músicos, e fará a apresentação sob a regência e coordenação geral do maestro Daniel Nery. O repertório será dedicado a grandes clássicos do jazz orquestrado, do swing tradicional e da música pop internacional, com arranjos que valorizam a expressividade dos naipes de sopros e a articulação rítmica característica das big bands.
O programa inclui títulos consagrados como 'I’ve Got You Under My Skin', 'Fly Me to the Moon',' Bésame Mucho' e 'Yesterday', além de um medley com sucessos dos Beatles, proporcionando ao público uma experiência musical diversificada, acessível e de alta qualidade artística.