O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor André Maurício Conceição, esteve presente em um encontro especial promovido pela Associação dos Servidores Aposentados, Ativos e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino em Sergipe (Asap/SE), na última sexta-feira, 26 de setembro, e reuniu associados para uma tarde de reflexão e diálogo.
Com o tema “Memória que inspira, futuro que nos guia”, a palestra ministrada pelo reitor destacou a importância de valorizar a trajetória da universidade pública brasileira e, ao mesmo tempo, projetar os próximos passos diante dos desafios da educação, da ciência e da gestão universitária.
“Foi dos momentos mais gratificantes pra mim nesses meses de gestão, porque não se faz nada sem passado, sem história. Quem construiu essa universidade da forma que ela é hoje, referência de ensino, são os nossos aposentados. Então, essa interação, as ideias e esses debates são muito enriquecedores. O aposentado, muitas vezes, não se sente pertencente à universidade. Então, a nossa busca é mostrar a importância de cada um deles e que eles continuam fazendo parte da comunidade”, destacou o reitor.
A iniciativa reforçou o papel da UFS como instituição comprometida com a inclusão e a conexão com os ex-professores. Ao compartilhar experiências e perspectivas, o reitor ressaltou como a memória institucional se alia à visão de futuro para consolidar uma universidade mais participativa e preparada para atender às demandas.

De acordo com o presidente da Asap, Arivaldo Prata Neto, além dos aposentados, a associação engloba os profissionais ativos também, dentro do seu estatuto. “Hoje, um dos nossos carros-chefes são essas palestras. A presença do reitor, em nome da UFS, é importante porque ele tem uma visão muito ampla sobre os associados. E ele, como reitor, se sentiu muito feliz em poder fazer essa palestra. Para nós, é muito bom que a instituição tenha essa visão sobre a Asap”, afirmou.
O encontro proporcionou um espaço exclusivo de integração entre a comunidade acadêmica e os associados da Asap, fortalecendo vínculos e ampliando o debate sobre o papel estratégico da universidade pública no desenvolvimento social e científico do Brasil.
“O que o professor André Maurício está fazendo, representando a UFS, é uma continuação do que ele já tinha feito antes, revivendo as coisas com as pessoas que conhecem o passado da universidade, resgatando a memória que estava se perdendo. Essa iniciativa é um trabalho importante que a gente espera que dê frutos e assim continue”, ressaltou o associado Ancelmo de Oliveira.
Na ocasião, o reitor também assinou uma portaria que irá facilitar a promoção e divulgação das ações da associação dentro da universidade.
“Nós tivemos a grata satisfação de ouvir o nosso reitor com relação ao plano de trabalho, principalmente no que diz respeito à área social da universidade e, em particular, aos nossos associados. Essa aproximação que ele faz com a gente é altamente gratificante. O depoimento de cada colega que esteve presente foi extremamente positivo. As propostas são boas e nós nos incluímos em algumas delas, principalmente através da portaria que foi assinada", aponta Eduardo Ubirajara Rodrigues Batista, membro da Asap.
Ascom UFS