
O XXIX Encontro Sergipano de Física (Ensef) começou nesta quarta-feira, 6, no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reunindo cerca de 400 estudantes, pesquisadores e professores. A edição deste ano traz como tema central “Novas Janelas para o Universo: A Astrofísica na Era dos Grandes Levantamentos”.
Realizado desde 1990 pelo Departamento de Física da UFS, o Ensef é o maior e mais tradicional evento na área de física em Sergipe. Com licenciatura e bacharelado em Física pela UFS, mestrado e doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e pós-doutorado na Universitat Stuttgart, na Alemanha, o reitor da UFS, André Maurício Conceição participou da abertura da Ensef e ressaltou a relevância do encontro.
“Este evento é a culminância das ações desenvolvidas no departamento, com o objetivo de divulgar as pesquisas e iniciativas em Física. Sempre participo com muita alegria, pois ele promove a integração e o fortalecimento da nossa comunidade acadêmica”, afirmou.
O encontro reúne estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física, Astrofísica e Física Médica, assim como pós-graduandos. O objetivo principal é fomentar o intercâmbio científico, com mestrandos e doutorandos apresentando suas pesquisas em palestras, sessões orais e painéis, promovendo debates críticos e o amadurecimento acadêmico.
“O Ensef conta com convidados regionais e de diversas partes do país. Nesta edição, demos ênfase especial à Astronomia, mas também teremos representantes de outras áreas da física. Além disso, em comemoração ao Centenário da Mecânica Quântica, teremos atividades dedicadas ao tema”, explicou Rodrigo Vieira, vice-coordenador do curso de Astrofísica.
A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes. Na programação, há palestras e minicursos realizados como 'Desvendando os mistérios das nebulosas que circundam estrelas de massas baixa e intermediária'; 'Estrelas de Alta Massa: Importância e Mistérios'; 'Astrofísica no Século XXI: Últimos Avanços e Próximos a Desafios', entre outros.
Camille Vitória Porto, recém-formada em Astrofísica e atualmente mestranda da UFS, destacou a importância do evento para sua formação. “Escolhi o curso porque a Astrofísica se conecta a várias áreas, como ciências de dados, matemática e, claro, a própria Física. É uma área em crescimento que oferece oportunidades para interagir com pesquisadores do mundo todo. Participar deste encontro é fundamental para ampliar meu contato com profissionais da área”.
O XXIX Encontro Sergipano de Física segue até o dia 8 de agosto, com atividades complementares no campus de Itabaiana da UFS e no Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto.
Ascom UFS