
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (PPGLES/UFS) realiza a aula inaugural da primeira turma do curso, que conta com 20 mestrandos em duas linhas de pesquisa, neste semestre letivo 2025.2. O evento acontece às 13h desta sexta-feira, 15, no auditório do Colégio de Aplicação da UFS.
A aula combina programação cultural e debate acadêmico sobre os desafios contemporâneos da docência em línguas, de acordo com a professora e coordenadora do PPGLES, Acássia Anjos.
“De forma geral, os desafios envolvem reconhecer a língua como prática social e cultural, compreendendo que seu ensino não se limita à gramática, mas à construção de identidades e à mediação de encontros interculturais. Além disso, podemos apontar o desafio em acompanhar as rápidas transformações tecnológicas, incorporar práticas pedagógicas que valorizem a interculturalidade, promover inclusão diante das desigualdades de acesso”, disse.
O Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras (PPGLES) busca ampliar a formação de profissionais que atuam no ensino de inglês e espanhol, atendendo professores e demais profissionais da rede pública e privada, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, além do Ensino Técnico, Tecnológico e cursos livres. As linhas de pesquisa são: “Estudos e abordagens interculturais”; e “Práticas de leituras multimodais e intersemióticas”.
“O nosso principal foco está voltado para as especificidades do ensino de língua estrangeira e para a produção de material didático com reflexões sobre a interculturalidade e o uso das novas tecnologias. Entre nossas metas, está a produção de pesquisas em rede por meio de convênios e parcerias nacionais e internacionais”, explicou a coordenadora.
Para participar da aula inaugural, é preciso se inscrever, gratuitamente, através do Sigaa.
Confira a programação:
- 13h - Credenciamento e boas-vindas
- 13h30 - Apresentação cultural (Cantor sergipano Mateus Senagá)
- 14h - Mesa de abertura
- 14h15 - Mesa redonda com os palestrantes. Tema “Profissão docente de línguas estrangeiras: intersecções, deslocamentos e (trans)formações”
Prof. Dr. Luis Bonilla-Molina (UFS/ CLACSO Argentina)
Profa. Dra. Cristiane Landulfo (UFBA)
Profa. Dra. Kelly Barros (UFRB)
- 16h - Descerramento da placa