Ter, 26 de agosto de 2025, 15:25

VII Semana Acadêmica da Propriedade Intelectual debate inovação, tecnologia, ciência e criatividade
Evento acontece no Sergipetec, de 3 a 5 de setembro
Sempi

Pesquisadores, estudantes, empreendedores e profissionais se reunirão, de 3 a 5 de setembro, na VII Semana Acadêmica da Propriedade Intelectual (Sempi) para debater inovação, tecnologia e os desafios da proteção do conhecimento científico e criativo. O evento acontecerá no auditório do Sergipetec, em São Cristóvão, e é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Sergipetec.

O objetivo do evento é promover a integração entre a universidade, outras instituições e a sociedade civil, criando um espaço de troca de experiências e de discussão sobre temas estratégicos para a inovação e o desenvolvimento regional. A Sempi ainda discute modelos de negócios com uma abordagem técnico-científica e social, mostrando também como proteger invenções, gerir ativos de propriedade intelectual e transformar conhecimento em soluções sustentáveis para a sociedade.

“Nesta edição, em especial, buscamos refletir sobre como as tecnologias emergentes podem contribuir para a inovação sustentável, estimulando debates e práticas que unam conhecimento científico, inovação e responsabilidade social”, explicou o doutorando do PPGI e organizador do evento, José Wendel dos Santos.

A Sempi também abordará como a convergência entre novas tecnologias, colaboração interdisciplinar e políticas públicas orientadas à sustentabilidade abre oportunidades inéditas para criar, proteger e gerir ativos, com novos olhares e estratégias.

“Vivemos hoje a chamada Era da Inovação Sustentável, impulsionada por avanços tecnológicos e pela crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis. Nesse cenário, a Propriedade Intelectual assume um papel cada vez mais relevante, seja pela proteção de ativos inovadores, seja pela gestão de desafios complexos”, disse José Wendel.

PPGI

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da UFS foi criado em 2013 e tem como propósito formar pesquisadores e profissionais capazes de compreender a propriedade intelectual como uma ferramenta estratégica para a inovação e o desenvolvimento.

De caráter interdisciplinar, o PPGPI reúne áreas como direito, administração, engenharia, economia e ciências sociais, capacitando seus discentes a enfrentar problemas teóricos e práticos de base tecnológica, além de incentivar a pesquisa aplicada e o ensino em diferentes campos de atuação.

“A Sempi nasce desse programa e reflete sua missão. É o momento em que o conhecimento produzido no PPGPI se abre à sociedade, promovendo debates, divulgando pesquisas e fortalecendo a integração entre academia, setor produtivo e sociedade civil. Ao mesmo tempo, oferece a docentes e discentes a oportunidade de apresentar e publicar suas pesquisas, ampliando a visibilidade da produção científica e estimulando novas parcerias”, informou o doutorando.

Para acessar a programação da Sempi e realizar inscrição, clique aqui.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 26 de agosto de 2025, 17:48