Na noite da última quinta-feira, 28, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor André Maurício Conceição de Souza, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural Florentino Menezes. A solenidade aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), em Aracaju, durante a programação que celebrou os 113 anos da instituição.
Criada para homenagear personalidades que contribuem para a preservação e valorização da memória cultural de Sergipe, a comenda é uma das mais importantes do estado. Florentino Menezes, personalidade que dá nome à comenda, foi o idealizador do IHGSE
Ao receber a medalha, o reitor destacou a relevância do reconhecimento. "É uma honra receber essa distinção do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, uma das instituições mais antigas e respeitadas do país. Esse gesto mostra que o trabalho que realizamos tem impacto não apenas individual, mas também coletivo, no esforço de transformar e melhorar a sociedade".
A presidente do IHGSE, professora Aglaé Fontes, ressaltou a importância da data e do simbolismo da premiação. "Chegar a 113 anos é motivo de orgulho, porque o Instituto é guardião da memória, da documentação e da literatura sergipana. Hoje celebramos nossa história, a inauguração de novos espaços e também aqueles que, como o reitor da UFS, têm sido parceiros fundamentais na preservação e valorização da cultura do estado".
A cerimônia reuniu autoridades, sócios e parceiros do Instituto, que aproveitaram o momento para celebrar também o Dia Mundial do Folclore e relembrar a memória de Fausto Cardoso, importante figura da história política sergipana.
Ascom UFS