
O Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) chega à terceira edição no campus Lagarto com uma novidade: a simulação de acidente passa a envolver, além do carro e ônibus, também um avião (simbolizado por protótipo confeccionado pela equipe). A próxima edição acontece no dia 29 de setembro, das 8h às 12h.
O objetivo do evento é capacitar os futuros profissionais de saúde, especialmente os alunos calouros, para as medidas necessárias em casos de acidente, além de orientar a população sobre as ações. O evento é organizado por três docentes do Departamento de Educação em Saúde: Simone Cabral (coordenadora geral da ação), Magna Galvão e Simone Kameo (coordenadoras adjuntas).
A docente Simone Kameo explica que a participação da comunidade de Lagarto é fundamental. “A primeira coisa, nesse momento anterior ao evento, é reforçar que as pessoas não se assustem. Estamos fazendo alguns ensaios e gravações na cidade e, para isso, utilizamos uma maquiagem bem realística. É importante ressaltar que a população não se assuste: as situações são controladas, nossos alunos estão sempre acompanhados e orientados por nós”, observa.

A partir desta edição, o IMV passa a ser cadastrado como projeto de extensão. “Isso fez com que a gente conseguisse ampliar ainda mais a participação dos alunos. Estamos, agora, com 75 veteranos de todos os cursos do campus”, observa a professora. O discente Walter Melo, do curso de medicina, está participando da organização do evento sob coordenação das docentes. “Estou muito animado, com a expectativa muito alta. Consegui participar no ano passado e, agora, vou ficar mais nos bastidores, ajudando em tudo que for necessário. Desde que eu entrei aqui no campus, já me empolguei muito com esse evento e estou muito feliz por participar”, explica.

Os discentes são divididos em três grupos: “vítimas”, “socorristas” e “familiares”. Após o resgate, algumas “vítimas” são levadas de helicóptero para o Hospital Universitário de Lagarto, em um espaço separado para a ação, sem interferir no atendimento rotineiro. O IMV conta com a participação de outros órgãos públicos, como Prefeitura de Lagarto, Hospital Universitário de Lagarto, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Grupamento Tático Aéreo.
Ana Laura Farias - Campus Lagarto