Qui, 25 de setembro de 2025, 11:47

Docentes do PPGCAS são contemplados em edital de pesquisa da Fapitec
Iniciativa busca fomentar a pesquisa no Sistema Único em Saúde em Sergipe

Seis projetos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) foram contemplados no edital “Chamada PPSUS - Programa Pesquisa para o Sus: Gestão Compartilhada em Saúde”, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). A iniciativa busca fomentar a pesquisa no Sistema Único em Saúde em Sergipe, contribuindo para políticas públicas e assistência na atenção primária.

A coordenadora do PPGCAS, professora Raphaela Granzotti, destaca que a aprovação dos projetos eleva a capacidade dos estudos realizados. “As pesquisas contribuem com o Sistema Único de Saúde. Aprovações em editais com esse alcance fortalecem a formação dos discentes”, avalia.


Coordenadora do PPGCAS, Raphaela Granzotti analisa impacto positivo da aprovação dos docentes no edital. Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS/Arquivo
Coordenadora do PPGCAS, Raphaela Granzotti analisa impacto positivo da aprovação dos docentes no edital. Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS/Arquivo

Os projetos do PPGCAS contemplados foram: “Impacto da Implementação do Serviço de Telecardiologia nos Desfechos Clinicos de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio em Sergipe” (docente Eduesley Santana, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação); “Efeito de Um Protocolo de Acompanhamento Farmacoterapêutico sobre Desfechos Relacionados à Saúde da Pessoa Trans: Ensaio Clínico Randomizado” docente Gisele Brito); Condições de Saúde Bucal e Desafios no Acesso Odontológico de Mulheres Negras Pescadoras no Baixo São Francisco, Sergipe (docente Paulo Martins Filho); “Avaliação do padrão inflamatório e perfis de bactérias, fungos e parasitas intestinais em crianças com TEA comparando-os com crianças neurotípicas” (docente Priscila Lima); Comparação de Medidas Multimodais Não Invasivas para Estimar Hipertensão Intracraniana em Pacientes com Traumatismo Cranioencefálico Grave: Estudo de Corte Prospectivo (docente Rita Vieira); e “Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa: Fluxo de Cuidado Integrado Entre Estratégia Saúde da Família e Programa Academia da Cidade Em Aracaju/SE” (docente Ricardo Sampaio).

Além dos seis projetos do campus Lagarto, docentes de outros campi da Universidade Federal de Sergipe foram também contemplados no edital.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Atualizado em: Qui, 25 de setembro de 2025, 12:17