Seis projetos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) foram contemplados no edital “Chamada PPSUS - Programa Pesquisa para o Sus: Gestão Compartilhada em Saúde”, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). A iniciativa busca fomentar a pesquisa no Sistema Único em Saúde em Sergipe, contribuindo para políticas públicas e assistência na atenção primária.
A coordenadora do PPGCAS, professora Raphaela Granzotti, destaca que a aprovação dos projetos eleva a capacidade dos estudos realizados. “As pesquisas contribuem com o Sistema Único de Saúde. Aprovações em editais com esse alcance fortalecem a formação dos discentes”, avalia.

Os projetos do PPGCAS contemplados foram: “Impacto da Implementação do Serviço de Telecardiologia nos Desfechos Clinicos de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio em Sergipe” (docente Eduesley Santana, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação); “Efeito de Um Protocolo de Acompanhamento Farmacoterapêutico sobre Desfechos Relacionados à Saúde da Pessoa Trans: Ensaio Clínico Randomizado” docente Gisele Brito); Condições de Saúde Bucal e Desafios no Acesso Odontológico de Mulheres Negras Pescadoras no Baixo São Francisco, Sergipe (docente Paulo Martins Filho); “Avaliação do padrão inflamatório e perfis de bactérias, fungos e parasitas intestinais em crianças com TEA comparando-os com crianças neurotípicas” (docente Priscila Lima); Comparação de Medidas Multimodais Não Invasivas para Estimar Hipertensão Intracraniana em Pacientes com Traumatismo Cranioencefálico Grave: Estudo de Corte Prospectivo (docente Rita Vieira); e “Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa: Fluxo de Cuidado Integrado Entre Estratégia Saúde da Família e Programa Academia da Cidade Em Aracaju/SE” (docente Ricardo Sampaio).
Além dos seis projetos do campus Lagarto, docentes de outros campi da Universidade Federal de Sergipe foram também contemplados no edital.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto