A Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu, nesta terça-feira, 30, no Campus Lagarto, o evento Setembro Amarelo, alusivo à campanha de prevenção ao suicídio. A ação foi organizada pelo Serviço de Psicologia da Divisão de Assistência Estudantil.
As psicólogas Giceli Formiga e Tatiana Tavares realizaram um momento de escuta da comunidade acadêmica, além de palestra com dados sobre o impacto do suicídio no Brasil e no mundo. De acordo com as profissionais, o suicídio é a maior causa de morte entre adolescentes no Brasil. “É uma questão de saúde pública, impactando bastante a saúde mental dos adolescentes e jovens. É preciso falar sobre o tema sem reservas, sem tabus. O Setembro Amarelo, por exemplo, não é uma campanha apenas sobre saúde mental, mas sobretudo uma campanha de prevenção ao suicídio”, pontua Giceli Formiga.

A equipe de Psicologia também desmitificou falas do senso comum que podem atrapalhar a prevenção ao suicídio. “É urgente parar com essa frase do ‘cão que ladra não morde’, pois antes de cometer o ato mesmo existe a ideação suicida, que pode ser demonstrada por diversos sinais, inclusive pelos avisos”, avalia Tatiana Tavares.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto