O Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (Darq/UFS) exibe nesta terça-feira, 14, o documentário "Muito Além de Nós", dirigido por Ricardo José Tavares do Carmo. A sessão acontece no auditório do Campus de Laranjeiras, a partir das 8h, e será seguida de uma roda de conversa com o diretor do filme.
A exibição é aberta ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo Portal de Cursos e Eventos da UFS. O evento confere certificado aos participantes inscritos no sistema.
O documentário apresenta a trajetória da arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, falecida em junho deste ano, cuja atuação foi fundamental para a criação do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, além dos Museus do Homem Americano e da Natureza. Considerada uma das maiores referências da arqueologia brasileira, Niède contribuiu para a projeção internacional da pesquisa arqueológica no país e para a preservação do patrimônio cultural pré-histórico das Américas.
“Há algum tempo fomos contatados pelo documentarista Ricardo do Carmo sobre a possibilidade de apresentar o filme na UFS, especialmente aos nossos estudantes de graduação e pós-graduação em Arqueologia. Ficamos bastante entusiasmados, por se tratar de alguém que dedicou toda a vida à arqueologia em nossa região”, destaca o professor Albérico Queiroz, chefe do Darq/UFS.
O filme revisita o legado da pesquisadora, que liderou escavações, criou instituições de referência e enfrentou debates científicos internacionais sobre o povoamento das Américas.
Ascom UFS