Qua, 22 de outubro de 2025, 10:13

Riqueza cultural sergipana é evidenciada pela UFS em documentário e rodas de conversa no Museu da Gente
Ações foram preparadas pela equipe dos projetos 'Artes e Saberes Vivos da UFS' e 'Mestras da UFS: Mulheres dos Saberes e das Artes'
Marilene dos Santos Moura tem grau de mérito especial pela UFS (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Marilene dos Santos Moura tem grau de mérito especial pela UFS (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Para celebrar o conhecimento, a tradição e a riqueza cultural do povo sergipano, o documentário ‘Mestrinhos’, produzido por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está sendo exibido no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, até o dia 24 de outubro. Rodas de conversa com os Mestres de Saberes e Cultura reconhecidos pela UFS ao longo dos anos também estão inclusas na programação.

As ações foram preparadas pela equipe do Projeto de Extensão 'Artes e Saberes Vivos da UFS' e de Pesquisa Tecnológica 'Mestras da UFS: Mulheres dos Saberes e das Artes', coordenado pela professora do Departamento de Fonoaudiologia (DFO/UFS) Tereza Raquel e a bibliotecária da Biblioteca Central (Bicen/UFS) Selma Silva Santos.

Desde 2019, a UFS vem homenageando pessoas sem graduação acadêmica, mas com saberes tradicionais e ancestrais, como artesãos, rezadeiras, fitoterapeutas, artistas, músicos, capoeiristas e cangaceiros.

“Enquanto academia, unimos o saber tradicional, o saber ancestral, com o saber científico produzido na universidade. Então, o título 'Mestrinhos' é como a gente, carinhosamente, chama os mestres da cultura, dos saberes e fazeres”, disse a professora Tereza Raquel.

Com duração de 14 minutos, o documentário foi produzido por estudantes de Cinema e Audiovisual, sob a coordenação do professor Diogo Velasco (DCOS/UFS). As exibições ocorrem diariamente às 14h30, no Auditório Cândido de Faria. Já as rodas de conversa acontecem às 15h. A programação teve início no dia 21, com Dona Fátima Rezadeira e Lili Fitoterapeuta, sob a mediação de Tânia Aguiar.

Os eventos contam com o apoio do Museu da Gente Sergipana, que realiza a Semana da Sergipanidade, e do Instituto Banese, por intermédio do Edital Ocupe o Museu/2025.

Confira a programação:

22/10 (Quarta-feira)

Participantes:

  • Cangaceiro Roxinho (Mestre em Artes e Cultura Popular UFS/2023)

  • Seu Gonçalo (Mestre em Saberes e Fazeres UFS/2024)

Mediador: Milton Leite (Mestre em Artes e Cultura Popular UFS/2020)

23/10 (Quinta-feira)

Participantes:

  • Mestra Felina (Mestre em Artes e Cultura Popular UFS/2020)

  • Mestre Malazart (Mestre em Artes e Cultura Popular UFS/2023)

Mediador: Pai Gil Caboclo (Mestre em Saberes e Fazeres UFS/2024)

24/10 (Sexta-feira)

Participantes:

  • Marilene do Reisado (Mestre em Artes e Cultura Popular UFS/2025)

  • Sully Marisqueira (Mestre em Saberes e Fazeres UFS/2024)

Mediador: Ninizio de Japaratuba (Mestre em Artes e Cultura Popular UFS/2023)

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 22 de outubro de 2025, 16:46
Notícias UFS