Qui, 22 de janeiro de 2026, 17:18

Nupati/UFS passa a integrar Rede Digital 60+ da Anatel
Iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Telecomunicações reúne instituições de todo o país para inclusão digital de pessoas idosas
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade da Universidade Federal de Sergipe (Nupati/UFS) está fazendo parte da Rede Digital 60+, uma iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que reúne instituições de todo o país com atuação voltada à inclusão digital de pessoas idosas.

A articulação nacional visa mapear, consolidar e apoiar práticas existentes de inclusão digital para o público idoso, reunindo entidades que já trabalham com a temática, promovendo oficinas e produzindo diagnósticos e materiais para fortalecer as práticas, como informou o coordenador do Nupati, Neilson Menezes.

“Ao integrar o Nupati/UFS à Rede Digital 60+, a iniciativa possibilita ampliar visibilidade e reconhecimento institucional do trabalho que o Núcleo já realiza, conectando-o a uma rede de atores com objetivos afins, facilitando trocas de experiências e cooperação”, disse.

Para o coordenador, o trabalho de inclusão digital vai contribuir com o que já vem sendo realizado pelo Nupati. “A articulação em rede pode facilitar acesso a parcerias, orientações sobre possibilidades de captação de recursos e participação em iniciativas conjuntas para promoção de conectividade e ensino de habilidades digitais para pessoas idosas. Além disso, a partir do diagnóstico nacional será possível obter subsídios teóricos e práticos que podem fortalecer metodologias, alinhar estratégias e embasar ações futuras do Nupati com dados e referências do grupo”.


Neilson Menezes, ao centro, de camisa cinza escuro, com equipes do Nordeste na Anatel (Foto: arquivo pessoal)
Neilson Menezes, ao centro, de camisa cinza escuro, com equipes do Nordeste na Anatel (Foto: arquivo pessoal)

Nupati pela inclusão digital

O Nupati tem atuado de forma consistente e contínua na promoção da inclusão da pessoa idosa no ensino superior, com ênfase no letramento digital como dimensão estratégica para o exercício da autonomia, da cidadania e da permanência ativa na vida universitária. Entre as ações já desenvolvidas e em fase de implementação destacam-se cursos e oficinas de navegação na internet, informática básica e uso de tecnologias digitais, além do Plantão Digital Nupati 60+, previsto para iniciar no próximo período letivo, com foco no atendimento continuado e na resolução de demandas práticas do cotidiano digital dos idosos. Outro projeto, ainda em fase de desenvolvimento, pretende ampliar as ações para a comunidade externa.

“Mais recentemente, essas ações foram fortalecidas pelo apoio do Departamento de Ciência da Computação da UFS, especialmente por meio da parceria com discentes do curso, que têm contribuído diretamente para a execução das atividades”, informou Neilson Menezes.

Para a aposentada Maria Vilma Bezerra, os cursos de inclusão digital oferecidos pelo Nupati tiveram uma abrangência que ajudaram sua rotina na prática. “Os projetos do Nupati são muito importantes. A inclusão digital pra mim foi essencial. Aprendi muita coisa que eu não sabia, como, por exemplo, a fazer uma senha de banco, a me proteger desses golpes que estão aí no mercado”.

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 22 de janeiro de 2026, 18:02
Notícias UFS