O Hospital Universitário de Lagarto (HUL), vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), ampliou a oferta de programas de residência em saúde e abriu 14 novas vagas, fortalecendo a formação profissional, a rede de saúde de Lagarto e região e a qualidade do atendimento prestado à população.
A ampliação contempla três frentes principais: mais oportunidades para recém-formados, reforço da assistência em saúde no interior do estado e qualificação dos serviços oferecidos pelo hospital universitário. As residências do HUL recebem profissionais de todo o país, já que o ingresso ocorre por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), mas a participação de egressos da UFS, especialmente do campus Lagarto, é expressiva.
Segundo o professor Allan Dantas, do Departamento de Enfermagem do campus Lagarto e gerente de Ensino e Pesquisa do HUL, a presença de ex-alunos da universidade nos programas de residência reforça o vínculo entre formação e prática profissional no interior.
“É muito gratificante quando a gente encontra alguém que teve a formação no nosso campus e que fez parte do nosso cotidiano continuando a trajetória na Residência, aqui mesmo no interior”, avalia.

Um exemplo é a enfermeira Isis Santana, graduada em Enfermagem pela UFS em 2021, no campus Lagarto. Após a conclusão da graduação, ela ingressou em duas residências no HUL: a Multiprofissional em Saúde da Família e a Multidisciplinar em Atenção Hospitalar. “No HUL, consegui um objetivo que eu já tinha, que era o de aprofundar a vivência hospitalar iniciada no internato, no final da graduação”, relata.

Para o diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, a ampliação das vagas gera ganhos institucionais e sociais.
“O resultado é bom para todos. A inserção de um profissional de saúde já graduado e qualificado contempla e reforça a saúde de Lagarto. Isso só reforça como é importante a presença de hospitais universitários e campi nas cidades do interior do nosso país”, destaca.
O vice-diretor do campus, professor Luis Felipe Souza, também ressalta a integração entre o HUL e a universidade. “Nós temos muitos docentes presentes no hospital, desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão. É um cenário de prática fundamental para nossos cursos e para o aprendizado pleno dos alunos”, afirma.

As 14 novas vagas incluem seis oportunidades na recém-criada Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, além da ampliação das residências médicas em Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria, fortalecendo áreas estratégicas da assistência hospitalar.
Com a expansão, o Hospital Universitário de Lagarto consolida seu papel como espaço de formação qualificada, produção de conhecimento e cuidado em saúde, reafirmando a importância dos hospitais universitários para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ana Laura Farias
Campus Lagarto
