
A Universidade Federal de Sergipe foi homenageada, na última segunda-feira, 9, durante uma Sessão Plenária Especial com a entrega de Moções de Aplausos pela conquista do conceito 7, a nota máxima, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A avaliação também reconheceu com nota 5 os Departamentos de Medicina dos campi de São Cristóvão e Lagarto.
A sessão foi realizada em conjunto pela Academia Sergipana de Letras, pela Academia Sergipana de Medicina e pela Academia Sergipana de Educação, reforçando o caráter simbólico do reconhecimento à produção científica e à formação acadêmica desenvolvidas pela universidade. Docentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/UFS) também foram homenageados durante a cerimônia.
Desempenho histórico
A UFS obteve um desempenho expressivo na Avaliação Quadrienal da Capes (2021–2024). Dos 62 Programas de Pós-Graduação avaliados, 19 elevaram suas notas e 35 mantiveram o conceito, o que significa que quase 90% dos programas da instituição preservaram ou ampliaram seu desempenho.
O principal destaque foi o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, que alcançou o conceito 7. No Nordeste, a UFS passa a integrar um grupo restrito de instituições com essa nota máxima, já que apenas sete programas alcançaram esse nível de excelência no Brasil.
Durante a solenidade, o reitor André Maurício Conceição de Souza destacou que a homenagem representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela comunidade universitária.
“Isso é uma construção. Faz parte de uma equipe de professores de alto nível, dos técnicos e, principalmente, dos estudantes que têm feito a diferença na Universidade. Diferença em termos de qualidade, de trabalho, de dedicação. Então esse reconhecimento para a Universidade mostra que estamos no caminho certo. O caminho da excelência, da qualidade e da referência de bons profissionais”, disse o reitor.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Eduesley Santana, avaliou que a conquista do conceito 7 é resultado de um esforço coletivo e de investimentos consistentes ao longo do tempo.
“Chegar ao conceito sete é a certeza de que houve, ao longo do tempo, um investimento muito forte de todo esse grupo de pessoas trabalhando e também um investimento envolvido na gestão da Universidade Federal de Sergipe promovendo essa nota, esse conceito de excelência para o nosso programa.”, afirmou.

Já a pró-reitora de Graduação, Marta Élid, destacou o desempenho dos cursos de Medicina avaliados no âmbito da graduação. De acordo com ela, entre 351 cursos analisados, 49 alcançaram a nota máxima, e os dois cursos da UFS, dos campi de Lagarto e Aracaju, estão nesse grupo.
“Isso é um resultado de um trabalho coletivo dos docentes, dos departamentos técnicos, técnicas, dos estudantes. em especial, e de toda a equipe. Gostaria também de destacar o trabalho da Dires, que faz o acompanhamento, tanto desse processo de cadastramento dos estudantes, de acompanhamento, quanto de acompanhar a prova. Então, nós só temos a agradecer a toda a UFS por esse resultado”, avaliou

Para o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, a entrega das moções representa um momento de celebração e reconhecimento público. Ele afirmou que a Academia tem, entre suas finalidades, a de aplaudir instituições que se destacam em Sergipe e no cenário nacional e internacional.
“É um momento de júbilo para a Academia Sergipana de Letras, esse reconhecimento de órgãos federais da CAPES, do Ministério da Educação, para com a nossa universidade em especial para o programa de pós-graduação e os programas de graduação dos Campus de São Cristóvão e de Lagarto”, acrescentou.
A homenagem consolida a UFS como referência em ensino, pesquisa e extensão, reafirmando sua posição de destaque no cenário acadêmico brasileiro e internacional.

Ascom UFS
