Ter, 10 de fevereiro de 2026, 16:08

UFS abre 560 vagas para cursos de especialização gratuitos em 2026
Iniciativa do Cesad oferece flexibilidade do ensino a distância com encontros presenciais em diversos polos
Universidade Aberta do Brasil (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Universidade Aberta do Brasil (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad), lançou editais que somam 560 vagas em cursos de Especialização Lato Sensu para o ciclo de 2026. Financiados pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes), os cursos são totalmente gratuitos e voltados à formação continuada e ao aperfeiçoamento profissional em áreas estratégicas.

As formações possuem duração prevista de 18 meses e são ofertadas na modalidade semipresencial, combinando a flexibilidade do ensino a distância com encontros presenciais obrigatórios para a realização de avaliações e/ou atividades práticas.

“Essa iniciativa representa um marco para a educação continuada em nossa região, eliminando barreiras financeiras e levando pós-graduação de alta qualidade para quem busca transformar sua trajetória profissional”, disse a coordenadora da UAB, Rosemeire Marcedo.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do sistema Sigaa/UFS, seguindo os prazos estabelecidos nos editais específicos de cada curso.

Para a diretora do Cesad, Ana Maia, a UFS reafirma o compromisso com a democratização do ensino superior de qualidade. “O Cesad está muito empenhado em ampliar as ofertas. Vamos buscar sempre o máximo de oportunidades possíveis, tanto de graduação quanto de especialização e de cursos de extensão diversos”.

As especializações são as seguintes: Abordagens Baseadas em Problemas Como Promotoras de Capacidades do Pensamento Crítico no Âmbito do Ensino de Ciências; Ensino de Humanidades: Política, Cultura e Sociedade; Ecopedagogia; Formação de Mediadores para a Educação Patrimonial.

“Os cursos de pós-graduação lato sensu são fundamentais para a formação continuada do ensino superior, particularmente os cursos ofertados por intermédio do Cesad, os quais apresentam relevantes temáticas, a exemplo da Educação Inclusiva, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gênero e Diversidade, Metodologias Ativas e outros”, disse o assistente pedagógico do Cesad Robson Andrade de Jesus.

Veja as informações sobre cada uma das especializações:

  • Abordagens Baseadas em Problemas Como Promotoras de Capacidades do Pensamento Crítico no Âmbito do Ensino de Ciências

O curso foca na aplicação das metodologias ativas para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, buscando integrar o "fazer científico" à prática docente, capacitando professores a atuarem como mediadores em um processo que prioriza o protagonismo discente, a reflexão racional e a solução de problemas complexos para uma aprendizagem mais significativa.

Podem participar pessoas com diploma de nível superior em qualquer área. No entanto, serão priorizados profissionais que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas à educação.

Estão sendo ofertadas 110 vagas, para preenchimento das vagas remanescentes, distribuídas pelos polos de Estância, Lagarto, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória e São Cristóvão.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 18 de fevereiro de 2026. Clique aqui para visualizar o edital e os resultados.

  • Ensino de Humanidades: Política, Cultura e Sociedade

O curso também foca na aplicação das metodologias ativas para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, buscando integrar o "fazer científico" à prática docente.

O público prioritário são graduados nas áreas de Ciências Humanas e afins, conforme necessidade de qualificação contínua para docentes da Educação Básica.

Estão sendo ofertadas 150 vagas distribuídas pelos polos de Arauá, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Poço Verde e São Cristóvão.

O período de inscrições vai até o dia 18 de fevereiro de 2026. Clique aqui para visualizar o edital e os resultados.

  • Ecopedagogia

O curso de Especialização Lato Sensu Ecopedagogia propõe uma abordagem da relação entre sociedade e natureza sob uma perspectiva sistêmica, holística e planetária. A formação busca superar a visão tradicional de desenvolvimento sustentável, frequentemente limitada pela lógica capitalista, para promover a Ecologia Integral. Esta proposta redefine o campo educativo ao focar não apenas no meio ambiente, mas no propósito da existência humana e na sustentabilidade da vida cotidiana, da economia e da política.

O curso destina-se a professores graduados em licenciaturas e que atuam na Educação Básica, preferencialmente na rede pública de ensino municipal e estadual; da rede privada de ensino que atuam no ensino fundamental e profissionais graduados que atuam em organizações não-escolares; nos movimentos sociais e membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil. A demanda é de integrantes dos movimentos sociais, educadores populares, funcionários de apoio técnico-administrativo da escola, profissionais da área de saúde pública e assistência social.

Estão sendo ofertadas 150 vagas distribuídas pelos polos de Arauá, Brejo Grande, Lagarto/Colônia Treze, Porto da Folha e São Cristóvão

O período de inscrições vai até o dia 18 de fevereiro de 2026. Para visualizar o edital e acompanhar os resultados, acesse este link.

  • Formação de Mediadores para a Educação Patrimonial

O curso de Especialização Lato Sensu Formação de Mediadores para a Educação Patrimonial aborda discussões sobre o Patrimônio Cultural e ações de reconhecimento, memória e conservação. O objetivo é preparar os mediadores culturais para atuar em atividades de educação formal e não formal ligadas à valorização do patrimônio.

Destina-se, preferencialmente, a candidatos com graduação com Licenciatura e/ou Bacharelado em Pedagogia, História, Arqueologia, Museologia, Artes, Arquitetura ou Pós-Graduação (stricto sensu), com titulação de Mestre nas mesmas áreas.

Estão sendo ofertadas 150 vagas distribuídas pelos polos de Brejo Grande, Estância, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores e São Cristóvão.

O período de inscrições fica aberto até o dia 22 de fevereiro de 2026. Para visualizar o edital e acompanhar os resultados, acesse o link.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 10 de fevereiro de 2026, 17:44
Notícias UFS