Click Sergipe
Segundo lançamento do ano será às 18h na Vivência, no campus de São Cristóvão.
A Editora UFS fará nesta segunda-feira, 22, a partir das 18h, na Vivência Universitária, no campus de São Cristóvão, o lançamento coletivo de livros. O evento, que se constitui num segundo lançamento coletivo realizado em 2012 pela Editora UFS e o último sob as gestões dos professores Josué Modesto/Angelo Antoniolli (2004-2012), contará com a participação do Grupo de Metais da UFS.
As obras que serão lançadas foram produzidas por intermédio de recursos destinados para o edital público de 2009, por meios dos próprios autores, em parcerias com outras editoras e por comprometimento de grupos de pesquisa da UFS.
Para Péricles Andrade, coordenador do programa editorial da UFS, "no momento de encerramento de um longo período marcado pela expansão universitária, a Editora UFS incorpora o tom expansionista da UFS e busca dar suporte a consolidação dos avanços alcançados nos últimos oito anos da sua trajetória".
Casa de Sergipe
Neste evento será apresentada a Coleção Biblioteca Casa de Sergipe, fruto da parceria entre a UFS e o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Esse reeditará obras clássicas sobre a história e a cultura de Sergipe, tais como História de Sergipe, de Felisbelo Freire e A Taieira em Sergipe, de Beatriz Góis Dantas. Recentemente, no evento comemorativo dos cem anos do IHGSE a Editora UFS lançou História da Casa de Sergipe: os 100 anos do IHGSE (1912-2012), do historiador Ibarê Dantas, primeira obra desta coleção.
Obras confirmadas para o lançamento:
A formação do pedagogo para a educação básica e a docência nas áreas de conhecimento específicos – organizado por Marizete Lucini;
Avaliação, Política e Gestão da Educação– organizado por Claudia Dáros e Juliano Parente;
Cisão Corpo/Mente: espelhos e reflexos nas práticas da Educação Física– de autoria de Fabio Zoboli.
Limites e desafios na formação do professor– organizado por Maria José Nascimento Soares (PRODOCÊNCIA);
Vivências colaborativas na formação de professores em escolas públicas –Maria José Nascimento Soares (PRODOCÊNCIA)
Mapeando diferenças de gênero no ensino superior da Universidade Federal de Sergipe– organizado por Maria Helena Santana Cruz (PRODOCÊNCIA);
Pedagogia em ação: ensino, pesquisa e extensão na formação dos profissionais da Educação– organizado por Claudia Dáros e Juliano Parente;
Química 2010– organizado por Djalma Andrade (PRODOCÊNCIA);
Reflexões e vivências na formação de professores: um caso da prodocência em Biologia– organizado por Maria Inêz Oliveira Araújo (PRODOCÊNCIA);
Relatos de vivências em escolas públicas– organizado por Maria José Nascimento Soares (PRODOCÊNCIA);
Sobre o pensar e o fazer docente na sala de aula de Geografia– organizado por Ana Rocha dos Santos (PRODOCÊNCIA);
Mobiliário urbano em cidades históricas – de autoria de Eder Donizeti da Silva e Adriana Dantas Nogueira;
Psicopatologia crítica: guia didático para estudantes e profissionais da Psicologia – de autoria de Rogério Paes Henrique;
Xangô resado baixo: religião e política na primeira república– de autoria de Ulisses Neves Rafael (em parceria EDUFAL);
Segurança Pública: gestão, formação e valores– organizado por Joelina Menezes;
Inovação, empresas e políticas públicas: trajetórias do desenvolvimento regional, organizado por Dean Lee Hansen e José Ricardo de Santana.
A dança de São Gonçalo em São Cristóvão: a corporeidade no folclore sergipano, de autoria de Ana Angélica Freitas Góis.
Educação ambiental: o construto de práticas pedagógicas, organizado por Maria Inez Oliveira Araújo e Maria José Nascimento Soares.
A construção de uma discursividade feminista em Sergipe: a Revista Renovação na década de 1930, de autoria de Maria Leônia Garcia Costa Carvalho.
A Diáspora negra em questão: identidades e diversidades étnico-raciais, organizado por Paulo Sérgio da Costa Neves e Petrônio Domingues.
Ainda nesse evento, serão divulgados pela Editora UFS a publicação de mais quatro livros:
Aprendizagem em Trigonometria: obstáculos, sentidos e mobilizações– de autoria de Laerte Fonseca;
Modernidade Filosófica: um projeto, múltiplos caminhos – organizado por Everaldo de Oliveira e Edmilson Menezes;
Memória, História e Patrimônio Histórico: políticas públicas e a preservação do patrimônio histórico– de autoria de Almir Félix Batista de Oliveira;
O direito ao passado: uma discussão necessária à formação do profissional de História de autoria de Margarida Maria Dias de Oliveira.
O ateísmo na filosofia de Pierre Bayle – de autoria de Marcelo de Sant’ Anna.
Economia Sergipana em debate – organizado por Ricardo Lacerda (em parceria SEGRASE).