Seg, 22 de outubro de 2012, 16:22

Ouvidoria divulga relatório do 1º semestre de 2012
Ouvidoria divulga relatório do 1º semestre de 2012
Marcionilo de Melo Lopes, ouvidor geral, comenta dados do relatório
Marcionilo de Melo Lopes, ouvidor geral, comenta dados do relatório

Foram recebidas 566 manifestações no período, com taxa de resolução de 83%



A ouvidoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou o relatório referente às atividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano de 2012. Ao todo, foram recebidas 566 manifestações entre os dias 1° de janeiro e 30 de junho de 2012.


#IMG#De acordo com o relatório, do total de manifestações, cerca de 50% delas (276) foram de busca por informações, 231 foram reclamações, 44 solicitações, 7 denúncias, 6 elogios e duas sugestões. Desse total, apenas 5,6% das manifestações foram de caráter sigiloso.


Quanto ao perfil dos usuários que buscam a ouvidoria, o relatório mostrou que cerca de metade das manifestações (276) foram de estudantes, aproximadamente 40% partiu da comunidade externa, 31 foram manifestações de professores, 10 de servidores, duas de bolsistas e uma de terceirizados.


As manifestações tiveram uma taxa de sucesso significativa. Das 566 manifestações, cerca de 83% foram resolvidas, o que corresponde a 471 manifestações. Cerca de 10% foram respondidas, mas não resolvidas 60 (cerca de 10%) e 35 não foram respondidas (cerca de 6%).


Houve um aumento notável nas manifestações de 2010 para 2012. E, segundo explica o ouvidor geral, professor Marcionilo de Melo Lopes, esse é um dado positivo. “É muito importante que a comunidade universitária tenha conhecimento das atividades que a ouvidoria desenvolve, para que haja mais facilidade na resolução dos conflitos na universidade”, afirma.


Alterações no sistema SIGAA


Recentemente, o acesso à ouvidoria passou a ser através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), disponível a toda a comunidade universitária (professores, estudantes e técnico-administrativos) e público externo.


Para fazer uma manifestação online, o usuário deve preencher o formulário disponível no site http://ouvidoria.ufs.br/. A ouvidoria encaminha as manifestações ao setor interessado e este tem um prazo para respondê-las.


Com o novo sistema, as respostas são devolvidas através do próprio SIGAA. De posse das respostas, a ouvidoria cientifica ao usuário através de e-mail, telefone ou pessoalmente.


Ao final de cada semestre a ouvidoria prepara um relatório que divulga os dados obtidos no período. Segundo a vice ouvidora, Rose Maria, “as alterações têm o propósito de facilitar e acelerar a resolução das divergências ocorridas na universidade”.


Acesse o tutorial do módulo da Ouvidoria.


Sobre a ouvidoria

A Ouvidoria da UFS foi aprovada em 24 de agosto de 2009 pelo Conselho Universitário (Consu), mas somente entrou em funcionamento um ano depois. Hoje, ela faz parte do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários.

Sua sede funciona na sala 2 do Centro de Vivência, no campus de São Cristóvão, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além do site, as manifestações podem ser enviadas pelo e-mail ouvidoria@ufs.br, pessoalmente, ou pelos telefones 2105-6873/6874 ou 0800-0360000.


Ascom



Atualizado em: Seg, 22 de outubro de 2012, 16:31
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