Na comparação com o ranking geral, que inclui escolas públicas e privadas de Sergipe, o colégio da UFS fica na 11ª colocação
Pelo terceiro ano consecutivo – desde que são divulgados os rankings de resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o Colégio de Aplicação da UFS (Codap) obteve o melhor resultado do estado dentre as instituições da rede pública de ensino. Neste último resultado do exame, o de 2011, o colégio ficou na 1ª posição com 577,88 pontos. Na comparação com o ranking geral, que inclui escolas públicas e privadas de Sergipe, o colégio da UFS enquadrou-se na 11ª colocação. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na semana passada.
Para o diretor do Codap Nemésio Silva os resultados demonstram que “a formação para o ensino médio do colégio é sólida”. Segundo ele, porém, as boas colocações nos rankings nacionais e locais, bem como a variação de posições (2° lugar geral em 2010 para o 11° lugar geral em 2011) são importantes para a escola, mas não são “tudo”.
“Acho que o principal para o Codap não é ser o primeiro no Enem ou no Ideb, mas sim desenvolver a educação básica. Fazer do ensino médio a última etapa dessa educação, em que o aluno tem que se desenvolver para o mundo, observando o eixo da cultura, da ciência (desenvolvendo projetos de iniciação científica), entender a questão do mundo do trabalho e correlacionar tudo o que aprende com a realidade em que vive”.
Ainda de acordo com o diretor, o Codap é uma “escola laboratório” e tem a função de melhorar os cursos de licenciatura da UFS e abrigar ensino, pesquisa e extensão. O foco, ainda segundo o diretor, não é a preparação para os vestibulares e sim a melhoria do desempenho da educação tanto para os professores quanto para os alunos.
Mas apesar dos bons resultados, Nemésio se queixa da falta de contratação de professores por parte do MEC e aponta esta como sendo uma das principais dificuldades que o colégio enfrenta atualmente. “Estamos dependendo diretamente do MEC. Temos 14 professores aposentados e apenas sete substitutos. Isso dificulta a manutenção dos projetos pedagógicos”.
Ideb 2011
No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado em agosto passado, o Colégio de Aplicação também obteve uma boa colocação. Seu índice de 6,9 o colocou na 9ª posição entre as escolas públicas do Brasil com melhor desempenho. O cálculo se refere do 6º ao 9º anos (o Codap não oferta as séries iniciais do ensino fundamental). Outras três escolas (também federais) obtiveram o mesmo índice.
Em relação a Sergipe, o índice do Ideb 2011 coloca o Codap na 1ª posição, seguido pela Escola Estadual São Domingos Sávio, de Aracaju, e pela Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, de Neópolis, ambas com índice de 4,9. Saiba mais aqui.
Ingresso
O critério de entrada de alunos até 2009 era um processo seletivo com aplicação de prova. Em 2010, passou a ser o sorteio público. Também nesse ano, devido ao novo meio de entrada, a carga horária curricular saltou de 800 para 1.050 horas.
As inscrições para o sorteio público referente ao ano letivo de 2013 para o 6° ano do ensino fundamental estão abertas de 10 a 14 de dezembro. Saiba como se inscrever aqui.
De acordo com o diretor Nemésio Silva, por decorrência da greve, o ano letivo do Codap só terá início em junho, e por isso não há previsão de sorteio público para o ingresso de estudantes nas demais séries. Ele diz ainda que o ano letivo só será normalizado em 2014.
O Colégio de Aplicação foi fundado em 30 de junho de 1959 vinculado à Faculdade de Educação, criados por d.Luciano Cabral Duarte. Em 1968 a UFS foi fundada e passou a incorporar ambos. Segundo Nemésio Silva, hoje o Codap tem 450 alunos, e trabalha com em média 30 alunos por sala.
Ascom
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