Ter, 17 de maio de 2016, 07:19

Professor ensina Física em vídeos através do esporte
Em vídeos que misturam movimentos esportivos com equações físicas, o professor Albérico Blohem, do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe, explica conceitos básicos dessa área utilizando o skate, numa proposta inovadora de ensino.
Foi ao perceber as dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem de Física e a pouca prática de esportes do público jovem que o professor criou o canal “Física pelo esporte” no YouTube, que já conta com 22 vídeos explicativos. Visite aqui o canal.
Albérico espera contribuir para a construção de conhecimento a partir do uso dos vídeos como ferramenta complementar aos conteúdos dados em sala de aula, além de estimular que os jovens abandonem o modo de vida sedentário.
A iniciativa é fruto do projeto “Ensinando conceitos de Física através do esporte”, aprovado na seleção do edital do Programa de Popularização da Ciência da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de novas metodologias no ensino de ciências nos níveis médio e fundamental.
O professor acredita que, graças ao contato constante dos estudantes a conteúdos digitais, o aprendizado se torna mais acessível e compreensível. Além disso, os vídeos serão distribuídos aos professores do ensino médio para a utilização nas escolas.
“O professor pode utilizar esse vídeo para estimular os alunos e ensinar de forma mais aprofundada. Como hoje em dias quase todos os alunos têm celular, eu criei um canal e depois vou distribuir DVDs para os professores de Física”, explica Albérico.
Com a meta de ampliar os esportes utilizados nos vídeos, o professor pretende começar a utilizar também o surf e as artes marciais. Atualmente, as filmagens utilizam o skate para apresentar conceitos básicos da cinemática e da dinâmica e o cálculo das grandezas associadas aos temas.
comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 19 de maio de 2016, 06:08