Sex, 05 de setembro de 2025, 12:28

UFS e Carmo Energy oficializam acordo de cooperação mútua
Com a parceria, serão reforçadas novas atividades, como a utilização de laboratórios para análises químicas, de fluidos e efluentes
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Carmo Energy firmaram, nesta sexta-feira, 5, acordo de cooperação mútua para projetos voltados ao setor, através do Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (Nupeg).

O encontro, que contou com a participação do reitor da UFS, André Maurício Conceição, e o diretor-geral da Carmo Energy, Rodrigo Moreto, reforçou o espaço de articulação e desenvolvimento de competências, aproximando universidade, setor produtivo e sociedade.

“As parcerias com o setor produtivo são fundamentais. Esse é um dos pontos que a gente sempre buscou para mudança, transformação. Temos muito a contribuir. Estamos na vanguarda do conhecimento, com mais de 1,5 mil doutores na instituição, além de profissionais altamente qualificados no Nupeg”, disse o reitor.

"As parcerias com o setor produtivo são fundamentais", diz reitor André Maurício Conceição (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
"As parcerias com o setor produtivo são fundamentais", diz reitor André Maurício Conceição (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Para o diretor-geral da Carmo Energy, Rodrigo Moreto, a parceria com a universidade é estratégica. “A universidade federal tem a sua essência e meu propósito profissional e pessoal é tentar, o quanto puder, desenvolver esse estado, que tem grande capacidade intelectual. Vamos usar as ferramentas que temos para desenvolver essa parceria. Temos o maior campo de reserva e produção”.


Diretor-geral da Carmo Energy, Rodrigo Moreto (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Diretor-geral da Carmo Energy, Rodrigo Moreto (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Com a parceria, serão reforçadas novas atividades, como a utilização de laboratórios para análises químicas, de fluidos e efluentes. “Para a UFS, o benefício é o melhor possível porque aqui nós formamos engenheiros químicos, engenheiros mecânicos, engenheiros elétricos e, com essa parceria, todos os projetos vão ter a participação de alunos de graduação, de mestrado e de doutorado. Todas as demandas colocadas aqui vão servir para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. A gente vai trabalhar com problemas reais da indústria, aproximando o mercado de trabalho da universidade”, explicou a vice-coordenadora do Nupeg, Rosivânia Oliveira.


Vice-coordenadora do Nupeg, Rosivânia Oliveira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Vice-coordenadora do Nupeg, Rosivânia Oliveira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O gerente de manutenção de projetos da Carmo Energy, Edunoel Belém, é engenheiro mecânico, egresso da UFS. Formado em 2011, o profissional participa da elaboração da parceria e falou sobre a evolução da UFS ao longo dos anos. “Eu entrei na UFS em 2006, estive no lançamento da pedra fundamental do Nupeg e hoje observo a transformação que ocorreu aqui. Essa parceria é um passo muito importante para a Carmo Energy”.


Gerente de manutenção de projetos da Carmo Energy, Edunoel Belém, é egresso da UFS (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Gerente de manutenção de projetos da Carmo Energy, Edunoel Belém, é egresso da UFS (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A parceria será intermediada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), como explicou a presidente do órgão, Maíra Bittencourt. “A Fundação tem o papel de gerenciar esses recursos externos, que vêm para fomentar os projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, da ciência produzida aqui. São injetados recursos na própria universidade, nos laboratórios, há o financiamento de pesquisas com resultados que possam ser usados tanto para aquela área específica quanto para a sociedade como um todo”.


 Maíra Bittencourt (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Maíra Bittencourt (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 05 de setembro de 2025, 14:19
Notícias UFS