Seg, 03 de setembro de 2018, 15:38

UFS recebe menções honrosas na 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Quatro trabalhos foram agraciados no evento em Maceió

Trabalhos realizados pela Universidade Federal de Sergipe receberam menções honrosas na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC). Quatro pesquisas foram agraciadas no evento que, este ano, aconteceu na cidade de Maceió (AL) em julho.

Com “Espaços públicos de esporte e lazer no contexto das cidades: um olhar midiático”, o professor do Departamento de Educação Física Sérgio Dorenski foi um dos contemplados. “A SBPC é o maior evento, no campo das ciências, da América Latina e ser premiado em um evento deste porte é o reconhecimento da seriedade e cumplicidade em que, nesses anos, nós - professores, alunos, grupo de pesquisa (LaboMídia) - temos com nosso objeto de pesquisa, que implica na formação”, destacou. Sérgio realizou o trabalho juntamente com o aluno Mykael Bezerra dos Santos.

Pelo Departamento de Engenharia Agronômica, o professor Arie Fitzgerald Blank e o estudante Luís Fernando de Andrade Nascimento receberam menção honrosa pelo trabalho “Caracterização agronômica e química de acessos de erva-baleeira do banco ativo de germoplasma de plantas medicinais e aromáticas da UFS”.

De acordo com Luís Fernando, a erva-baleeira é uma espécie medicinal que deu origem ao primeiro medicamento fitoterápico desenvolvido inteiramente no Brasil. “Acreditamos que muitas pesquisas ainda poderão ser conduzidas visando o estudo dos demais potenciais apresentados pela espécie. Acreditamos ainda que, no futuro, poderemos ter algum produto comercial obtido da erva-baleeira para uso na agropecuária”, explicou.

O trabalho “Economia da saúde: um estudo da relação dos serviços de água e esgotamento sanitário nos custos da saúde pública na região Nordeste do Brasil”, realizado pela professora Fernanda Esperidião e o estudante José Carlisson do Nascimento Santos, também chamou a atenção.

De acordo com Fernanda, “uma das conclusões do trabalho é que a diminuição do custo das internações está associada, em primeiro lugar, à proporção de domicílio atendido com a rede coletora de esgoto. Casas onde você tem um esgotamento sanitário adequado fazem com que diminua o custo da internação”.

Além dos trabalhos citados, também recebeu menção honrosa “A crítica sobre a comédia grega entre os romanos por Horácio, Cícero e Dionísio de Halicarnasso”, da professora Luciene Lages Silva e a estudante Iasmim Santos Ferreira, do Departamento de Letras de Itabaiana.

O resultado completo com os trabalhos premiados e que receberam menção honrosa na 70ª reunião da SBPC poderá ser visualizado no link.

Atualizado em: Seg, 03 de setembro de 2018, 15:44