Sex, 14 de setembro de 2018, 09:08

Documentário de estudantes de Jornalismo é premiado na etapa nacional da Expocom
Produção discute violência obstétrica e maternidade
Grupo faz parte do Coletivo Sala de Reboco. (foto: divulgação)

O documentário ‘Na sala de parto’, produzido coletivamente por sete alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, foi premiado na etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), realizada no início de setembro, na Univille, em Joinville (SC). O trabalho visa discutir violência obstétrica e as vivências entre o ser mãe e ser mulher.

Assista aqui ao documentário.

Filmado em setembro de 2017, o produto de média-metragem foi elaborado durante o decorrer da disciplina de Laboratório em Telejornalismo II e orientado pelo prof. Caio Guimarães. O grupo de organizadores é formado por Caroline Matos, Clara Dias, Dayanne Carvalho, Elisa Lemos, Eric Almeida, Juliana Teixeira e Rafael Amorim – que, anteriormente, já haviam passado pela premiação regional, ocorrida em Juazeiro (BA), em julho deste ano. Os estudantes fazem parte do Coletivo Sala de Reboco.

Com 25 minutos de duração, o filme foi o escolhido na categoria de Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo, individual ou seriado. A produção audiovisual culminou de um processo de apuração de quatro meses, que partiu de observações de recorrências de violência obstétrica no histórico familiar dos participantes. Ao notar como as histórias se cruzaram, o grupo conversou com mães, médicos, enfermeira, doulas, psicólogas e lançou, em agosto de 2017, a campanha ‘Na sala de parto’ através das redes sociais e de cartazes pela cidade de Aracaju.

Por meio da campanha, 13 mulheres de Sergipe, Bahia e São Paulo foram entrevistadas e dessas, cinco foram convidadas a participar do documentário. A ideia foi mostrar que elas não estavam sozinhas e propor o compartilhamento dos encontros e conflitos de ser mãe e mulher.

Há poucos dias de completar um ano, a produção já acolheu mulheres de Aracaju, Brejo Grande, Lagarto e São Cristóvão, além dos estados nos quais esteve presente durante as premiações.

Coletivo Sala de Reboco

Imagem da foto-legenda: fotograma do documentário "Na sala de parto".

Atualizado em: Sex, 14 de setembro de 2018, 09:48