Ter, 28 de maio de 2019, 12:47

Estudante de Farmácia é premiada no 16° Prêmio Destaque do CNPq
UFS leva prêmio pelo segundo ano consecutivo; trabalho é o único do Nordeste premiado
Nathália Araújo Macêdo se formou em Farmácia/campus de São Cristóvão. Atualmente é aluna do Programa de Residência Multiprofissional do HU/Aracaju. (foto: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

A estudante da Universidade Federal de Sergipe Nathália Araújo Macêdo foi premiada no 16° Prêmio Destaque na Iniciação Cientifica e Tecnológica, do CNPq. Formada em Farmácia/campus de São Cristóvão, Nathália foi agraciada na categoria Iniciação Tecnológica com o trabalho intitulado “Síntese de derivados do indol benzenosulfonilado potencialmente ativos contra larvas do Aedes aegypti”. Ela é a única premiada da região Nordeste.

Essa é a segunda vez que a UFS recebe a premiação do CNPq. No ano passado, Isabela Maria Monteiro Vieira, formada em Engenharia de Produção, levou a premiação também na categoria Iniciação Tecnológica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia. Dessa vez, a UFS levou na área de Ciências da Vida.

Para avaliação dos trabalhos, a Comissão Julgadora observou os seguintes critérios: mérito, relevância e qualidade do relatório final; originalidade e inovação; aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

Os vencedores do prêmio foram divulgados nesta segunda-feira, 27. Saiba mais aqui.

O professor do Departamento de Farmácia Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti foi o orientador de Nathália na graduação. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A pesquisa

O estudo de Nathália visa a desenvolver derivados N-sulfonilindois com potencial de atividade tóxica para o Aedes Aegypti de forma não agressiva para organismos não alvos.

“A partir do indol benzenosulfonilado desenvolvemos moléculas ativas que foram essenciais para a pesquisa”, diz a estudante, atualmente aluna do Programa de Residência Multiprofissional do HU/Aracaju.

Ainda segundo ela, a premiação é de grande importância para a sua carreira. “É um reconhecimento que conta para o currículo, mas não só isso: é concretização de um sonho de criança, [uma vez que] eu sempre quis ser cientista”, enfatiza.

O trabalho foi orientado pelo professor do Departamento de Farmácia Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti, que desde 2004 vem desenvolvendo pesquisa nessa área.

Para ele, a premiação é relevante por ajudar na divulgação de uma pesquisa realizada em uma área que é pouco desenvolvida no Brasil.

“É uma pesquisa difícil em termos de conhecimento, em termos de técnicas e, principalmente, em termos de recursos porque é cara”, diz o orientador.

A premiação

O 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído em três categorias: bolsista de Iniciação Científica, bolsista de Iniciação Tecnológica e Mérito Institucional.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro e bolsas de mestrado ou de doutorado no país. A instituição ganhadora na categoria Mérito Institucional será agraciada com troféu e dez bolsas adicionais de Pibic e/ou Pibiti em sua cota.

Eles também receberão hospedagem e passagens aéreas para participarem da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, de 21 a 27 de julho de 2019.

Ao todo, foram recebidas 573 inscrições de 193 instituições, sendo 145 universidades e 48 institutos de pesquisa. Desse total, 213 eram da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 209 eram da área de Ciências da Vida e 151 eram relativos à área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

comunica@ufs.br