Ter, 11 de junho de 2019, 14:26

“Nossa linda juventude": Aspectos da Trajetória do Colégio de Aplicação da UFS
Ao longo dos seus 59 anos de atuação, o CODAP abrigou em suas dependências os sonhos, os projetos e as adversidades de alunos e docentes

O Colégio de Aplicação da UFS, fundado pelo então Pe. Luciano Cabral Duarte em 30 de junho de 1959 como Ginásio de Aplicação (G.A. como ficou conhecido), ligado à Faculdade Católica de Filosofia e Educação, autorizado a funcionar pela Diretoria do Ensino Secundário de Sergipe, em agosto do mesmo ano, iniciando as suas atividades educacionais na prática, em 03 de março de 1960. Em 1965, ampliou as suas atividades para o Colegial (hoje ensino médio) transformando-se em Colégio de Aplicação – C.A. Em 1968 com a criação da Universidade Federal de Sergipe-UFS, a Faculdade de Filosofia e Educação assim como o seu colégio foram incorporados pela nova instituição. Em 1981, como consequência da reforma administrativa ocorrida na universidade, o Colégio que era vinculado administrativamente e pedagogicamente ao Departamento de Educação passou a Órgão Suplementar da Reitoria permanecendo até os dias atuais.

Nos dias atuais, o Colégio possui a seguinte estrutura organizacional: direção e vice-direção; Secretaria Escolar; Setor Técnico-Pedagógico (composto pela Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Psicologia); Órgãos Colegiados (Conselho Geral, Conselho Pedagógico, Conselho Técnico-Pedagógico, Conselho de Classe); NEPEEB (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica), CEMDAP (Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação), além das Coordenações de área.

Até março de 2018, o quadro docente do Colégio dispunha de 42 professores: sendo 36 efetivos, 05 substitutos e 01 voluntário. Em 2017, o CODAP executou 33 projetos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, a maior parte dessas atividades pedagógicas foi desenvolvida de forma interdisciplinar. O ingresso dos alunos no CODAP ocorre, na atualidade, por meio de sorteio público, iniciativa que favoreceu a democratização do acesso à instituição.

Ao longo dos seus 59 anos de atuação, o CODAP abrigou em suas dependências os sonhos, os projetos e as adversidades vivenciados por alunos e docentes no cotidiano escolar. Durante essa caminhada foi possível colher vários frutos, na busca contínua pelo desenvolvimento do senso crítico, da curiosidade científica e do protagonismo dos alunos.

---

Ana Márcia Barbosa dos Santos Santana - Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe(CODAP-UFS)

Nemésio Augusto Alvares Silva - Professor de Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS)

O presente texto faz parte de um projeto da Divisão de Análise de Desempenho Acadêmico (DIADE) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Foto: Arquivo/AscomUFS
Atualizado em: Ter, 11 de junho de 2019, 14:37