Qua, 03 de julho de 2019, 16:57

Parte interna do ginásio da UFS é revitalizada
Piso, iluminação e telhado passaram por mudanças
Dentre todas as alterações feitas, a quadra poliesportiva da UFS recebe marcações pintadas para modalidade de badminton e parabadminton

O ginásio do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS), que compõe o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), teve sua parte interna revitalizada. O evento que comemorou as alterações feitas no espaço ocorreu na noite da última terça-feira, 02, e reuniu membros da comunidade acadêmica. A quadra poliesportiva atende ao curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura), ao programa de pós-graduação do curso (PPGEF) e as ações de extensão universitária.
A obra, que começou em abril deste ano, durou três meses. Com aproximadamente 100 mil reais investidos, a parte interna do ginásio teve todo o piso e estrutura metálica do telhado recuperados. Além da pintura do espaço, toda a iluminação foi substituída por lâmpadas LED.
Com a revitalização, a quadra de badminton recebeu marcação pintada - antes era de fita. Dessa maneira, a UFS é uma das poucas universidades que possuem ginásio com marcação pintada para a modalidade. Segundo o superintendente de infraestrutura da UFS, Antônio Américo, existe a previsão para que seja feita a reforma da parte externa no segundo semestre.

A comunidade externa da UFS também desenvolve atividades dentro do ginásio

Quefren Weld, chefe do DEF, pontua algumas práticas realizadas no ginásio. "Desenvolvemos atividades de ensino, pesquisa e extensão. Diversas disciplinas do departamento são feitas aqui no ginásio, das mais variadas possíveis. Temos projetos de extensão com pessoas com deficiência. É um espaço para as pessoas praticarem esportes" ressalta o professor.

Foram investidos aproximadamente 100 mil reais na revitalização da parte interna do ginásio

"Este é um espaço histórico da Universidade Federal de Sergipe". É como o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, define a quadra poliesportiva. Angelo explica que o ginásio foi construído junto com a UFS e, com o passar do tempo, já vinha apresentando condições precárias de funcionamento. "O que nós fizemos foi recuperar toda a estrutura para que a comunidade interna da universidade possa fazer um bom uso. A ideia é fazer com que a universidade se faça presente e integrada", afirma.

Toda iluminação do espaço foi substituída por lâmpadas de LED

O diretor do CCBS, Adriano Antunes, conta que a comunidade externa à UFS também utiliza o espaço. "[O ginásio recebe] atividades que são desenvolvidas por pessoas de fora do campus universitário. São realizados concursos públicos. Muitas vezes associações procuram para poder desenvolver suas atividades aqui dentro. É um ginásio poliesportivo que atende a comunidade em geral", explica Adriano.

Para a estudante Gisele Lima, revitalizar o espaço é fundamental

Os alunos da graduação em Educação Física marcaram presença no evento. Gisele Lima, presidente do Centro Acadêmico do curso, salienta que a demanda pela reforma do ginásio é antiga e diz ainda que as ações feitas na parte interna do ginásio trarão benefícios. "Vai otimizar muito a preparação como profissional de todos os alunos, porque o curso atende a universidade inteira. Essa revitalização, sem sombra de dúvidas, é fundamental para a nossa formação", conta a jovem.

A quadra, usada também para treinos de parabadminton, é a segunda casa da Maria Gilda, que integra a seleção brasileira

Da quadra da UFS já passaram pessoas que conquistaram títulos nacionais e internacionais. Maria Gilda dos Santos é uma delas. A paratleta é resoluta ao dizer que o ginásio é a sua segunda casa. "Conheci essa quadra através de um projeto de extensão, onde fui convidada a participar dele. Hoje sou voluntária, já fui bolsista e dou aula de parabadminton. Foi desse projeto que eu me transformei em paratleta de parabadminton e faço parte da seleção brasileira. Essa quadra é a minha segunda casa graças a este espaço que hoje tem acessibilidade para pessoas com deficiência. É um bem que não vai ser para mim, porque daqui a pouco estou saindo, mas aqueles que estão chegando também vão sentir a mesma sensação", conclui a atleta que se prepara para o próximo mundial, na Suíça.

Atualizado em: Qua, 03 de julho de 2019, 17:05