Sex, 06 de setembro de 2019, 14:14

Cuide do seu coração
Joselina Luzia Menezes Oliveira

“O coração tem razões que a própria razão desconhece” (Blaise Pascal)

Sergipe ocupa o primeiro lugar no Nordeste e é destaque nacional na investigação da doença arterial coronária.

Em meio a tantas informações da ciência, a citação do matemático francês Blaise Pascal, popularmente difundida há séculos, carrega uma sabedoria enorme- principalmente sobre o coração. A razão nos mostra o valor financeiro e social do mundo em que vivemos, mas, com certeza, o nosso coração não sabe a marca do nosso carro ou a grife da nossa roupa. Além disso, a nossa pulsação e a nossa pressão arterial enxergam dados bem mais profundos relativos a nossa essência, muitas vezes, não facilmente percebidos por nós em meio ao dia a dia em que vivemos, mas, com certeza, nosso coração percebe, sente e absorve cada emoção!

Caso, eu me perguntasse através de um olhar interno: Eu estou realmente entendendo o que ocorre no meu coração? Esta indagação, possivelmente, proporcionaria a reflexão segundo a qual- ele é o meu parceiro a cada minuto, durante anos de trabalho não me incomodou com dores ou falta de ar! De repente, ele vai mostrar sinais e sintomas de desgaste, nesse momento a doença já está instalada. Nesse contexto, os pacientes são enquadrados em grupos de pessoas com sintomas e assintomáticos (sem sintomas). Novamente com o meu espelho interior terei que questionar qual dos grupos acima estou enquadrado? Caso eu sinta dor, palpitações e/ou falta de ar preciso entender que não se trata de gases, dor muscular ou nervosismo, porém, de coração pedindo socorro! Isso ocorre porque ele trabalhou anos a fio sem reclamar e agora está doente! Além disso, caso eu não sinta nada, mas a minha família apresente doença cardíaca, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes mellitus; estarei nessa fila para o futuro, então, precisarei pensar em mim, analisando meus hábitos como: erros alimentares, sedentarismo, tabagismo, excesso de álcool etc. Essa luta mundial da Cardiologia é diária, e apenas 5% dos nossos pacientes criam o hábito de praticar atividade física.

Ademais, os corações dos sergipanos dispõem de uma vasta rede de cardiologistas, qualificados, formadores de Escola de Cardiologia para o nosso Estado e outros estados do país. A partir de 1999, iniciamos nosso banco de dados, hoje com 17000 participantes. Durante duas décadas contamos com a confiança e colaboração do CNPQ, FAPESE, Hospital Universitário (HU) com Dra Angela Silva, Hospitais São Lucas e Primavera, dos médicos Cardiologistas, dos Geriatras, dos Endocrinologistas, dos alunos e principalmente dos pacientes e seus familiares. Com Dr Antonio Carlos Sobral Sousa, publicamos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Realmente, uma luta incansável em prol da Cardiologia Sergipana, o que despertou a Cardiologia Nacional para o nosso Estado. “O menor Estado do país conseguiu ser referência nacional em investigação de DAC (Doença Arterial Coronária), algo de inacreditável e extraordinário” Dr.Romeu Meneghelo (São Paulo) 2018 no Congresso Brasileiro de Cardiologia em Brasília onde participamos de Mesa Redonda “Diagnóstico de DAC na Unidade de Dor Torácica”.

Finalmente chegamos em 2019, participamos do Congresso Brasileiro de Imagens Cardiovasculares em São Paulo com a palestra “ Ecoestresse Físico no Diagnóstico da Isquemia Miocárdica” . Com a pesquisa dos corações dos pacientes com pressão arterial normal, que , acreditam que são sadios , pelo fato de não apresentarem sintomas do coração, obtivemos o apoio dos órgãos citados e implementamos no nosso HU, primeiro do Nordeste com Angiotomografia das Coronárias, contamos com Dr.Luis Flavio Galvão Gonçalves, beneficiando a população do SUS. Recebemos o oparelho de Hemodinâmica do HU, e o aluno de Doutorado, Prof. ME. Eduardo José Pereira Ferreira fará a implementação da TAVI (Implantação transcutanea da Prótese da Valva Aórtica), conduta de primeiro mundo, tema do próximo artigo.

Abrangemos outras áreas, uma vez que o coração está envolvido em várias doenças. Na Endocrinologia - deficiência do hormônio de crescimento. Na Pneumologia, pesquisamos a função pulmonar em pacientes em investigação de isquemia miocárdica, os resultados passaram a alertar em cardiopatas o diagnóstico precoce do enfisema pulmonar . Com a Oncologia-pesquisa dos corações das portadoras de Neoplasia de Mama em tratamento quimioterápico. Finalizando com a doutoranda Profa ME.Ursula Costa Burgos a pesquisa dos portadores de HIV/AIDS, em tratamento, uma vez que, esses pacientes não estão morrendo de AIDS e sim do coração, mesmo sem sintomas cardíacos.

Agora retornando a você leitor, o mais importante de tudo isso é a minha esperança de ter contribuído para o seu coração de alguma forma. Vamos enxergar a face do nosso coração porque ele se constitui no melhor e mais garantido investimento que devemos fazer na vida! “ O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido, é a diferença que fizemos na vida dos outros que determina importância da nossa própria vida.” (Nelson Mandela.) Esta é a essência do Pesquisador. O AMOR AO PRÓXIMO!

Joselina Luzia Menezes Oliveira é professora do Departamento de Medicina.

Atualizado em: Sex, 06 de setembro de 2019, 14:29