Ter, 07 de julho de 2020, 13:47

A inovação na UFS nos últimos 8 anos
Antonio Martins de Oliveira Junior

A gestão da Universidade Federal de Sergipe se orgulha do papel que desempenha no apoio à inovação e à invenção nos últimos anos. Como parte de nossa missão de uma universidade pública de pesquisa proeminente, temos a responsabilidade de investigar as questões mais complexas que afetam nossa sociedade e encontrar novas soluções práticas. As ideias, tecnologias e produtos que estão sendo desenvolvidos, a cada dia, por nossos talentosos professores e alunos causam impactos tangíveis no mundo ao nosso redor. A UFS incentiva cientistas e inventores que trabalham todos os dias para desenvolver novas tecnologias, dispositivos, processos e inovações que melhoram a saúde, a segurança e o bem-estar econômico de todos nós. Foi disponibilizado em 2020 um sistema de notificação on-line que serve para facilitar ao máximo a comunicação entre inventores e a CINTTEC. A Notificação de Invenção é o primeiro passo para solicitação de uma marca, desenho industrial, modelo de utilidade, patente e registro de software junto a CINTTEC. Ela é feita através do Sistema de Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da seguinte maneira: SIGAA >> Portal do Docente >> Menu Pesquisa >> Notificar Invenção.

Veja este artigo com imagens

No último ranking Universitário Folha (RUF), a inovação foi o grande destaque já que a UFS deixou a 56a posição para a 34a posição no nível nacional, ou seja, subiu 23 posições no último ano. E no indicador inovação, do mesmo ranking, o item patentes depositadas, a UFS foi ainda melhor, com a 13a posição no nível nacional, e 5a posição entre as regiões Norte-Nordeste-Centro-oeste. Senão vejamos:

  • Patentes

Patentear uma invenção é o primeiro passo para causar um impacto duradouro no ecossistema de inovação. Então vejamos os últimos anos. Até 2012 a UFS possuía 52 patentes no seu portfólio. Entre 2012 e 2019, a UFS depositou 137 patentes, ou seja, um crescimento de 163% nos últimos anos.

O depósito de patentes em 2019 alcançou a marca histórica de 28 pedidos de patentes. Tivemos mais uma patente concedida referente à tecnologia “Preparação Farmacêutica Obtida A Partir Do Complexo De Inclusão De (-) -B-pineno E B-ciclodextrina Com Atividade Antihipertensiva”, que utilizou substâncias encontradas em plantas aromáticas para desenvolver um complexo capaz de combater a hipertensão sem causar efeitos colaterais ao paciente.

  • Softwares

Os softwares e aplicativos desempenham um papel importante nos dias atuais para diferentes necessidades. Então vejamos os últimos anos. Até 2012 a UFS possuía 31 registros de software no seu portfólio. Entre 2012 e 2019, a UFS registrou 87 softwares/aplicativos, ou seja, quase que triplicou nos últimos anos.

  • Transferência de tecnologia

O conhecimento desenvolvido por técnicos, estudantes e professores podem levar à interação entre diferentes entidades, incluindo governo e empresas, resultando na transferência de tecnologia da universidade para a sociedade. Foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Sergipe e a Acelerase Consultoria e Aceleração de Negócios ltda, visando promover articuladamente ações conjuntas destinadas a executar um programa de Gestão e comercialização dos produtos oriundos dos processos de inovação tecnológica e das pesquisas científicas. Entre 2017 e 2019 a UFS conseguiu licenciar 2 softwares: SISPED e PERSONALITATEM.

O software Personalitatem Inventory foi desenvolvido por professores e alunos do Departamento de Computação. O mesmo serve para disponibilizar e armazenar informações referentes a prognósticos de testes de personalidades já validade e utilizados no mundo. O objetivo do mesmo é criar uma base de dados de traços de personalidade dos usuários visando facilitar a recomendação de produtos e serviços. O Personalitatem Inventory replica questionários existentes e validados criando uma rede social onde os participantes podem interagir e ou exportar suas características de personalidade para outros softwares.

Empreendedorismo inovador e ecossistema de inovação do Estado

A Lei de Inovação 10.973 surgiu em 2004,e já em 2005, foi criada a CINTTEC, a partir da Portaria nº 938 como Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC), para atuar como um Núcleo de Inovação tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo geral de proteger, valorizar e disseminar o patrimônio intelectual gerado na UFS, buscando aproximar o avanço do conhecimento científico às oportunidades de uso industrial demandada pela sociedade. Um dos objetivos da CINTTEC é incrementar as ações em favor da inovação e do empreendedorismo inovador na universidade com as tecnologias chegando à sociedade. Um dos bons exemplos no último ano foi o evento, INOTTEC- Inovação e Tecnologia- para fortalecer a cultura de inovação. Com iniciativa da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP) e do Programa de Pós-Graduação de Propriedade Intelectual (PPGPI). Foi lançado no INOTTEC um projeto voltado para o empreendedorismo inovador, o Caranguejo Tank, que teve como objetivo incentivar os acadêmicos a apresentarem uma proposta e convencer o empresário/empresa por meio de uma apresentação rápida de uma ideia mercadológica com a intenção de vendê-la para possíveis clientes.

Foram apresentadas propostas para empresários do setor empresarial sergipano, José Rabelo Neto da J.Rabelo Innovation Management, Ericson Andrade de Oliveira das Lojas Guanabara e Emanuel Teles Oliveira, empresário do ramo de hóteis e shopping.

Além de eventos como o INNOTEC, a UFS participa ativamente do Movimento Inova + Sergipe que tem como objetivo a transformação da realidade econômica do Estado até o ano de 2030, com potencialização da geração de emprego e renda por meio dos investimentos tecnológicos e também da inovação. A coordenação do Inova + Sergipe destacou a importância da UFS como agente participante do projeto liderando vários projetos importantes que fazem parte do Inova + Sergipe. Essa participação da UFS é decorrente do maior número de doutores e patentes registradas do estado.

Um exemplo recente da liderança da UFS no empreendedorismo inovador é o programa Centelha-SE, que teve apoio financeiro da FINEP e do Fundo estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNTEC.de iniciativa da FINEP em parceria com o Governo Estadual, ligado ao projeto Inova + Sergipe, de iniciativa da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio com o apoio da SEDETEC e FAPITEC, em parceria com agentes públicos e privados. O Programa foi realizado com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora no Estado de Sergipe incentivando ao público-alvo a transformar sua ideia, pesquisa, projeto, tese ou dissertação em um negócio de sucesso e a criação de empresas inovadoras em áreas e setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável sergipano. O programa Centelha Os recursos disponibilizados foram destinados à subvenção econômica dos 23 projetos vencedores, sendo que aproximadamente 70% dos projetos vencedores possuem membros da UFS (alunos, professores, ex-alunos, técnicos) nas equipes. A CINTTEC atuou de forma muito ativa durante o Programa, e ainda atua dando suporte e orientação aos selecionados que fazem parte desta Instituição.

A UFS entende que é necessário alavancar o desenvolvimento tecnológico do estado e analisar a situação atual do sistema de inovação, bem como as mudanças ocorridas nos últimos anos, como o Decreto Presidencial 9283 de 2018. Com as inovações legislativas trazidas pelo Decreto, a CINTTEC iniciou o processo de discussão coletiva de uma Resolução para Política de Inovação que abarque as permissões e exigências desse instrumento normativo, além da criação da Agência de Inovação.

Parcerias com o setor empresarial e órgãos governamentais

Difusão de conhecimento

Treinamento/capacitação

Ao longo dos últimos anos foram mais de 50 cursos com instrutores internos (professores, alunos de Pós-graduação, técnicos) em Prospecção Tecnológica na Base de Patentes do INPI, WIPO E ESPACENET com quase 800 participantes, especialmente alunos do no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

A CINTTEC também buscou parcerias externas com capacitações ministradas pelo INPI “Desmistificando a Registro de Marcas” e “Desmistificando a Concessão de Patentes”. As Palestras buscaram apresentar e discutir o sistema de proteção das marcas e patentes dentro do regime jurídico brasileiro de proteção, tendo como público-alvo pesquisadores, discentes e empreendedores em inovação.

Em 2019, foi realizado o “Workshop de Redação de Patentes - Além dos guias + Oficinas práticas!” contando com a presença da palestra do Sócio-Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica Ltda, Henry Suzuki, e participação de quase 200 pessoas. O objetivo do workshop foi capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

Não se poderia deixar de falar Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que é realizado anualmente e que chegou na sua 11º edição em 2019, com a participação de 550 pessoas. Com eventos como esse, a CINTTEC consolida-se como um setor ativo e integrado aos esforços nacionais de desenvolvimento econômico e social através do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, com apresentação, na forma de pitch, do resultado de mais de 100 projetos de tecnologia. No evento os melhores projetos foram premiados.

Programas Pibiti e Pibitivol

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Voluntária (PIBITIVOL) visam capacitar os estudantes da UFS ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. O propósito é contribuir para a formação e engajamento de jovens para atividades de pesquisa voltadas ao desenvolvimento tecnológico e de inovação, com espírito empreendedor. O esforço despendido neste programa vem fortalecer a capacidade inovadora dos alunos da UFS. Deseja-se proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisas tecnológicas, estimulando o desenvolvimento do pensar inovador e criativo.

O crescimento tem sido consistente, vertiginoso e qualificado. Nos últimos 10 anos, o número de planos de trabalho submetidos subiu de 74 para 172, um crescimento de mais de 130 %. Ao longo desse período, apesar não ser mais ofertadas mais bolsas FAPITEC, a UFS, com muito esforço, conseguiu duplicar o número de bolsas PNAES/UFS de 20 para 40 bolsas, um aumento de 100% em 10 anos.

O programa é continuamente avaliado pelos seus egressos e tem tido um resultado bem satisfatório. O PIBITI é composto basicamente por alunos entre 17 e 24 anos. A inclusão social pode ser vista ao longo doas anos, especialmente entre 2018 e 2019 onde foi verificado um aumento de aproximadamente 20% de alunos que ingressaram na modalidade de cota. Os alunos são instigados continuamente a inovar e permanecem no programa. Foi possível observar um crescimento do percentual de 71% para 93% dos bolsistas que estão cursando com as atividades de pesquisas. A avaliação do apoio/suporte da CINTTEC aos bolsistas PIBITI subiu de 59% para 80%.

Foi observado um crecimento de 59% para 73% , das avaliações referentes a totalmente preparado e muito preparado pelos bolsistas, sobre a sua capacidade para desenvolver as atividades e/ou projetos tecnológicos, após concluírem o curso. É muito importante que os bolsistas tenham um aprendizado suficiente para desenvolver suas atividades em pesquisa tecnológica na sua área de formação após concluírem o curso.

Como esquecer ou não falar de premiações nacionais consecutivas. A qualidade dos projetos de iniciação tecnológica tem sido reconhecida pelo principal órgão de financiamento dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica no país, o CNPq. Em 2019, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq. A conquista ocorreu na área de Ciências da Vida e a aluna premiada foi Nathália Araújo Macêdo, graduada em Farmácia Bacharelado pela UFS. Atualmente residente em saúde multiprofissional do adulto e idoso no Hospital Universitário de Sergipe. O trabalho vencedor intitulado “Síntese de derivados do indol benzenosulfonilado potencialmente ativos contra larvas do Aedes aegypti" foi desenvolvido em sua graduação durante sua bolsa de Iniciação Tecnológica, sob orientação do professor Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti, do Departamento de Farmácia (DFA) e tem como objetivo desenvolver derivados N-sulfonilindois com potencial atividade tóxica para o Aedes aegypti de forma não agressiva para organismos não alvos.

Que alegria e que orgulho que esse programa nos dá! Até porque foi a segunda vez consecutiva que a UFS recebe a premiação, pois na edição anterior havia conquistado o prêmio na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. A façanha foi de Isabela Maria Monteiro Vieira, aluna do curso de Engenharia de Produção e, atualmente, aluna de doutorado em Biotecnologia pela UFS, orientada pelo professor Daniel Pereira da Silva. O projeto premiado foi Novas perspectivas na produção de biossurfactantes, com foco na obtenção de um produto de origem biológica para substituir os sufactantes sintéticos ou químicos - produzidos em sua maioria a partir de derivados petroquímicos, nocivos ao meio ambiente.

Representatividade e democracia

Foi instituída a Comissão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (COMPITEC) em 2009 e atualizada em 2016, com os seguintes objetivos: opinar, assessorar a CINTTEC emitindo pareceres e avaliações; avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa, de acordo com as disposições da Lei nº 10.973/2004 com representantes de todas as áreas do conhecimento. A COMPITEC é composta por 14 professores doutores, eleitos entre seus pares, para representar as áreas de pesquisa da UFS: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Já a Comissão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPIBITI) teve sua estrutura reformulada em 2017. A COMPIBITI possui, atualmente, uma estrutura com trinta e quatro componentes em todas as áreas do conhecimento, eleitos entre os seus pares e tem como objetivos principais: a) elaborar estudos e análises sobre o desenvolvimento das atividades de iniciação tecnológica e inovação na UFS; b) colaborar com a POSGRAP na elaboração de regulamentos, editais, julgamentos e acompanhamento de programas relacionados com o desenvolvimento de atividades de iniciação tecnológica e inovação na UFS.

Recursos humanos da CINTTEC

Foi integrada a equipe CINTTEC nova servidora no ano de 2019 totalizando dois servidores no Setor, um aumento de 100% no número de servidores. Esse aumento também aconteceu com funcionários terceirizados Apesar do aumento do número de servidores, esse quantitativo precisa ser melhorado para a crescente demanda do setor. Já para os bolsistas de graduação PRODAP, foi verificado um aumento de 25% no número de bolsistas.

A equipe CINTTEC tem buscado incessantemente incentivar os colaboradores a se capacitar e propiciar constantemente capacitações em diferentes áreas, em especial, inovação tecnológica. Nos últimos anos, foram capacitações em Propriedade Intelectual , Noções Básicas de Redação de Pedidos de Patentes , Busca de Informações de Patentes , Comunicação oral e escrita: Como evitar gafes, Humanização e gestão em saúde, Gerenciamento de tempo: Organização e Produtividade.

Mídias sociais

O ano de 2019 foi marcado por uma maior participação da CINTTEC nas mídias sociais, trazendo uma ampla divulgação de suas ações com o intuito de fortalecer a cultura da inovação tecnológica, por meio do Facebook, Instagram e Whatsapp. Foram realizadas peças alusivas às datas comemorativas, campanhas de prevenção de doenças e do suicídio, divulgação de palestras, eventos e cursos de inovação, Programa PIBITI, SISGEN além das participações da CINTTEC em variados eventos externos, a exemplo da participação do Workshop de Demandas Tecnológicas, lançamento do Programa Centelha no SEBRAE, Inova+Sergipe, entre outros. Além disso, foi publicado o vídeo de Boas Vindas ao PIBITI. Foi feita também a divulgação de peças do INOTTEC, que contribui muito para atrair um público do estado de Sergipe e de outros estados interessadas em empreender, por meio da apresentação de ideias mercadológica a empresários e incentivos.

Um dos marcos mais importante das nossas redes sociais foi a peça de divulgação do Desenvolvimento Tecnológico no Estado de Sergipe com destaque para a UFS.

Esses resultados são possíveis com a combinação de apoio da gestão central da Universidade com atuação firme e contínua da Universidade em prol da inovação. Os servidores, funcionários e bolsistas da CINTTEC merecem muitos elogios. Incansáveis. Atentos. Cuidadosos. Humanos. Que continuem fazendo o seu melhor! O futuro será próspero quando despertarmos competências e valores na plenitude das potencialidades humanas. Há de se sensibilizar e mobilizar os setores privado e público para que as universidades sejam destinos de investimento de pesquisa e que a inovação seja a mola mestra dessa parceria. A CINTTEC prosseguirá atuando a fim de estimular a ampla divulgação nos campus e estreitamento das relações Universidade-Empresa em relação à “inovação tecnológica e social” com intuito de apresentar tecnologias licenciáveis e transferíveis e, assim, firmar parcerias de pesquisa e desenvolvimento.

Prof Dr Antonio Martins de Oliveira Junior

Coordenador do Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC).


Atualizado em: Ter, 07 de julho de 2020, 14:15
Notícias UFS