Qua, 06 de janeiro de 2021, 16:07

Pibid UFS lança e-book sobre importância do programa para formação de professores
Composto por experiências dos participantes do Pibid 2018, o livro já pode ser baixado
Foto: Reprodução

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFS lançou o livro “Pibid-UFS 2018: múltiplos caminhos na formação do docente”. A obra traz relatos e reflexões de algumas ações desenvolvidas pela coordenadora institucional (CI) do programa e pelos participantes (coordenadores de área, supervisores e bolsistas) de subprojetos das áreas de Matemática, Língua Inglesa e Língua Espanhola, referentes ao edital de 2018.

A coordenadora institucional do Pibid 2018, Marlene de Almeida, destacou três caminhos abertos pelo Pibid para a formação de professores e o ensino na educação básica em escolas públicas. “A ampliação de espaço para discussão teórico-prática do ensino na educação básica; o intercâmbio de conhecimentos entre os professores da universidade, os professores atuantes em escolas públicas na educação básica e os licenciandos das diferentes áreas; e o desenvolvimento de projetos na educação básica em escolas públicas que permitem aos licenciandos vivenciarem as diferentes realidades das salas de aula".

Marlene de Almeida é uma das organizadoras da obra. (fotos: Arquivos pessoais)

Com o propósito de compartilhar algumas das experiências dos participantes do Pibid 2018, o e-book é composto por seis capítulos escritos em coautoria por coordenadores, supervisores e graduandos de subprojetos das áreas de Matemática, Língua Inglesa e Língua Espanhola, desenvolvidos em escolas públicas dos municípios de Aracaju, Itabaiana e São Cristóvão, bem como um texto da CI.

Professora Ana Karina é coordenadora Pibid da área de Língua Inglesa

Segundo a professora Ana Karina Nascimento, uma das organizadoras, o livro digital aborda questões diversas relacionadas à formação inicial e continuada de professores de áreas distintas, em diferentes dimensões, buscando articular a relação entre teoria e prática. “Compartilhar as experiências vivenciadas ao longo do Pibid 2018 e que se materializaram na UFS é de extrema relevância, tanto para professores formadores, nós da UFS, quanto para professores em formação continuada (supervisores atuando na escola pública) e docentes em formação inicial, nossos graduandos”, diz.

A professora Ana Lúcia também é coordenadora da área de Língua Inglesa

A professora Ana Lúcia Simões, também organizadora, cita que “poder compartilhar as experiências vividas permite revelar a necessidade de manter, institucionalmente, programas como esse, que contribuem para a formação inicial e continuada de professores.” Ela ainda destaca o fato de que o livro digital pode ser lido no computador, tablet ou até mesmo no celular, de forma gratuita. “Assim, permitirá que tais experiências sejam amplamente partilhadas com outras instituições de ensino e com o público em geral”.

Clique aqui para baixar gratuitamente o e-book.

Atualizado em: Qua, 06 de janeiro de 2021, 17:00