Seg, 10 de setembro de 2012, 06:31

UFS lança o Sipac, mais um módulo do sistema integrado
UFS lança o Sipac, mais um módulo do sistema integrado

Sipac vai ligar o sistema de estoque ao de requisição de materiais


Dando continuidade ao processo de integração dos sistemas online da UFS, o Centro de Processamento de Dados da UFS (CPD) lançou mais um módulo: o de Almoxarifados, ligado ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).


O objetivo é ligar o sistema de estoque ao de requisição de materiais, antes separados, a fim de que os responsáveis pelos pedidos em cada setor da instituição tenham acesso às informações básicas, tais como lista de itens, disponibilidade no estoque e valores. “Antes da integração, os setores realizavam pedidos de forma manual e não tinham conhecimento imediato do que havia no estoque ou dos valores. Com a criação do módulo, isso foi resolvido, gerando melhor andamento em todo o processo”, explica Uriel Bispo, chefe substituto do CPD.


Ele explica ainda que o sistema permitirá gerenciar mais de um almoxarifado. “Além do central, almoxarifados setoriais, voltados para necessidades específicas, a exemplo do Serviço de Limpeza (Serlim) poderão ser visualizados”, completa Uriel.


Para Ângela Cristina, chefe da Divisão de Materiais (Dimat), o novo módulo proporcionará maior agilidade na aquisição e organização dos materiais necessários para o funcionamento dos setores da instituição. “Ainda estamos nos adaptando ao novo sistema, mas já é perceptível que ele facilitará as demandas nos setores em relação à compra de materiais e da própria noção do que está circulando pelos setores. Agora, por exemplo, temos mais controle da entrada e saída de notas fiscais dos fornecedores”.


Os chefes de setores já estão autorizados a utilizar o módulo. Para demais requisitantes, a orientação do CPD é de que o chefe abra um chamado solicitando a permissão ou que procure o atendimento do CPD em caso de dúvidas.


Confira os três sistemas online da UFS já implantados:


Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA)


Informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino fundamental e médio, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado turma virtual. Também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).


Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos (SIGRH)


Informatiza os procedimentos de recursos humanos, tais como: marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com o sistema Siape (sistema de âmbito nacional), enquanto outras são somente de âmbito interno.


Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac)


Oferece operações fundamentais para a gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos da UFS, sendo, portanto, atuante nas atividades meio da instituição integrando totalmente a área administrativa.


Ascom


comunica@ufs.br


Arte da foto-legenda: Caio Portella/Ascom-UFS



Atualizado em: Qui, 27 de setembro de 2012, 15:44