
Com passarelas em reforma, didáticas II, III e IV têm acesso pelas laterais
Com o fim do período de greve, a UFS começa a voltar a sua normalidade a partir desta segunda-feira, 24, quando recomeça o período 2012.1 (veja os calendários acadêmicos aqui). Mas os estudantes do campus de São Cristóvão notarão algumas modificações significativas por conta das obras em andamento, principalmente nas passarelas entre as didáticas II, III e IV, uma vez que o acesso ocorrerá apenas pelas laterais.
“Os transtornos que a comunidade universitária está passando são passageiros, e o conforto permanente. Hoje, a UFS está com 23 obras em andamento, com investimento aproximado de R$ 120 milhões. Esse conjunto tem uma previsão de conclusão de até 2013”, diz o prefeito do Campus Djalma Arruda.
#IMG#Durante a primeira semana da volta às aulas, 25 membros do Programa UFS Ambiental e a equipe de vigilantes do campus estarão dando orientações aos transeuntes sobre a circulação. A Prefcamp em conjunto com a Ascom elaborou um outdoor – a ser fixado nas duas entradas do campus de São Cristóvão - informando as modificações no acesso às didáticas.
Obras
O canteiro de obras no qual a UFS se transformou nos últimos anos representa, além de ações de construção e reforma,adequação de espaços frente às novas demandas da comunidade.
Alguns ambientes estão sendo adequados com a função de melhorar a acessibilidade. Estão em andamento a instalação do piso tátil (saiba mais sobre o tema no documento abaixo), totens de identificação dos prédios, plataformas (elevadores) em todas didáticas e adequação de calçadas e banheiros (alguns já estão liberados para uso).
Estão ainda em andamento a reforma e ampliação da Biblioteca Central (Bicen) e do Restaurante Universitário (Resun). Algumas obras, dentre elas a construção dos mezaninos do CCET e CCBS e o estacionamento coberto do Codap e DEF, foram concluídas.
Bicen
Mesmo com as obras na Biblioteca Central, o horário de atendimento não será interrompido, mantendo-se, ininterruptamente, das 8h às 22h. Os ambientes dos periódicos, de multimídia e de referências, porém, tiveram que ser interditados por conta da troca de piso e da pintura.
“Parte do mobiliário de alguns setores foi retirada por conta das obras. Para compensar, criamos outros espaços para os estudantes, como na galeria, logo na entrada da biblioteca, e no acervo geral”, diz a diretora da Bicen Rosa Gomes Vieira.
A diretora informa ainda que por conta do fim da greve a comunidade universitária tem até 30 de setembro para devolver os livros sem multa.
Caso o estudante não consiga renovar um livro no link “Meu Pergamum”, é necessário ativar nova matrícula no SIGAA (acesse aqui). Segundo a diretora da biblioteca, somente o pessoal da educação a distância não precisa realizar tal procedimento.
Resun
Em função das obras, o Restaurante Universitário ficará fechado. A previsão de reabertura, conforme contrato com a construtora, é janeiro de 2013.
“A estrutura do restaurante não comporta a grande demanda atual de usuários. São produzidas diariamente aproximadamente 3.000 refeições, porém as condições de instalação que temos são as mesmas desde a fundação do Resun, há 32 anos. Tornou-se inviável a produção de refeições, uma vez que em todos os aspectos o restaurante estava fora dos padrões da legislação sanitária e na iminência de ser interditado”, diz o comunicado elaborado pela nutricionista do Resun Bárbara Rocha.
O texto informa ainda que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) solicitou parecer técnico, em abril, com vistas a constituir processo licitatório no sentido de contratar uma empresa para servir à comunidade via alimentação transportada. Entretanto. esta opção foi descartada, uma vez que a UFS não dispõe de espaços e estrutura para fornecer refeições em grande escala.
Leia o comunicado e o parecer da nutricionista do Resun Bárbara Rocha abaixo.
Bolsa alimentação
No sentido de atender a camada mais afetada da comunidade universitária por conta da reforma do Resun, a Proest lançou nesta sexta-feira, 21, um edital do Programa Bolsa Alimentação para selecionar estudantes dos campi de São Cristóvão e Aracaju, cujas famílias estejam cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) ou que tenham sido selecionados no vestibular via Programa de Ações Afirmativas. Somente serão contemplados os que comprovarem situação socioeconômica de acordo com a Resolução no 37/2009/Consu.
Os estudantes oriundos de escolas públicas que ingressaram na UFS antes do Programa de Ações Afirmativas também poderão pleitear o benefício, desde que comprovem situação socioeconômica de acordo com a Resolução no 37/2009/Consu. As inscrições estarão abertas de 24 a 28 de setembro. Veja o edital abaixo.
Os estudantes dos demais campi, nos quais não existe restaurante universitário, já são atendidos pelo Programa Bolsa Alimentação. Ainda nos campi de São Cristóvão e Aracaju, os estudantes contemplados com Bolsa Trabalho e Residência Univeristária também já são atendidos pelo programa.
Ascom
comunica@ufs.br
Piso tátil no campus de São Cristóvão
Parecer da nutricionista Resun
Edital Bolsa Alimentação do campi de São Cristóvão e Aracaju