Sex, 15 de agosto de 2025, 09:27

Estudantes de mestrado da UFS visitam escolas para desmistificar estudo da Matemática
Um dos objetivos do Projeto Caravana é romper com a ideia de que a disciplina é difícil e inacessível
(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

Estudantes e professores que integram o Programa de Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (Profmat/UFS) estão realizando uma série de ações práticas do projeto de extensão Caravana, aproximando a universidade das escolas de educação básica.

A iniciativa foi criada em 2023 com o objetivo de compartilhar o conhecimento produzido no mestrado e aprimorar o ensino nas escolas, com as temáticas Matemática e Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Este ano, sete escolas da rede pública serão visitadas.

Para o professor e coordenador do projeto, André Vinícius Dória, o Caravana trabalha sobre quatro pilares. O primeiro deles é a desmistificação da Matemática. “O projeto busca romper com a ideia de que a matemática é uma disciplina difícil e inacessível, apresentando-a de forma dinâmica, com atividades práticas e palestras envolventes”, diz.

Além disso, há o fortalecimento da Educação Básica, ao levar os resultados de pesquisas e experiências do Profmat diretamente para as escolas. “Assim, o projeto oferece recursos didáticos inovadores e abordagens pedagógicas que enriquecem o aprendizado de alunos e professores”.

Há também o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, contribuindo para a atualização e o aprimoramento das práticas de ensino de Matemática no estado, difundindo as metodologias inovadoras desenvolvidas nos trabalhos de conclusão do Profmat. E a valorização dos professores: “Nesse sentido, o projeto promove a troca de experiências entre professores da educação básica e docentes da UFS, incentivando a capacitação contínua e valorizando o corpo docente”, explica.


(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

O Caravana também beneficia os estudantes de graduação em Matemática da UFS, que atuam como apoiadores, auxiliando na organização dos eventos, na produção de materiais, na interação com o público e na condução das oficinas.

“Essa experiência prática é valiosa para o desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre o ensino da disciplina, preparando futuros educadores para serem mais capacitados e inovadores. A iniciativa ainda serve como um estímulo para que mais estudantes busquem a pós-graduação em Matemática, criando um ciclo contínuo de qualificação”, ressalta Dória.

A UFS é responsável por fornecer recursos e orientações que viabilizam a criação de materiais, a capacitação da equipe e a comunicação com a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, além de sediar eventos centrais, onde os alunos da educação básica têm a oportunidade de vivenciar o ambiente universitário.

“Este é um exemplo de como a UFS estende seu impacto para além dos limites acadêmicos, contribuindo diretamente para a qualidade da educação pública”, celebra Dória.

Caravana do Profmat na UFS

Nos dias 22 e 29 de agosto, o projeto chega ao campus da UFS em São Cristóvão, das 9h às 16h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), com alunos de escolas da educação básica. A programação inclui palestras e dinâmicas.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 15 de agosto de 2025, 14:00
Notícias UFS