08/04/2013
Local: Auditório da Didática V, campus de São Cristóvão
Horário: 10h
Será realizado no dia 4 de abril mais um seminário da Série UFS/INCT-A de Seminários em Astronomia no campus de São Cristóvão. A série de seminários é ofertada pelo Departamento de Física da UFS, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica. Os seminários são abertos a todos os públicos, de dentro e de fora da UFS, e são ministrados por especialistas através de linguagem simples.
Título da palestra: Buracos Negros -
De objetos exóticos preditos pela teoria da relatividade geral, os buracos negros "passaram à fazer parte da realidade física" a partir de observações astronômicas com instrumentos cada vez mais sofisticados. Estes instrumentos, como o Telescópio Espacial, por exemplo, têm revelado a presença deles em estrelas duplas (os buracos negros estelares) e no centro das galáxias (os buracos negros supermassivos). Nosso conhecimento sobre a evolução do Universo já não pode prescindir da existências dos buracos negros. serão descritas as propriedades destes exóticos objetos bem como as evidências observacionais da sua presença, e as implicações da sua existência para a evolução e origem das galáxias e do próprio Universo. Também será descrita a experiência da palestrante na observação de galáxias e estudo dos buracos negros supermassivos existentes nos seus núcleos.
Palestrante: Prof. Dra. Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS) - É Doutora em Astrofísica e Professora e Chefe do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, sendo também Chefe do Grupo de Pesquisa em Astrofísica. Obteve seu doutorado em 1987, no próprio Instituto de Física, tendo feito estágios de pós-doutoramento na Universidade de Maryland, Washington, no Instituto do Telescópio Espacial Hubble, em Baltimore, e no Rochester Institute of Technology, Rochester, Estados Unidos. Seu trabalho de pesquisa sobre buracos negros supermassivos em galáxias tem tido grande repercussão internacional, estando entre os cientistas brasileiros mais citados no exterior na área de Astrofísica. É membro do comitê científico do Observatório Gemini, um consórcio de 7 países que administra dois telescópios gigantes de alta tecnologia, do qual o Brasil faz parte. Tem participado de vários outros comitês internacionais de reconhecida relevância científica, como o que aloca tempo de observação no Telescópio Espacial Hubble e European Southern Observatory. Recentemente, recebeu os prêmios UNITV e Elsevier/Scopus pela sua contribuição à ciência. No final de 2009, foi nomeada para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), e em 2011, para a Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).
O evento é uma parceria entre o Departamento de Física da UFS e o Instituto Nocional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica. A série de palestras é gratuita, em linguagem acessível a todos os públicos, e sem inscrição prévia.
Mais informações em www.fisica.ufs.br