Ter, 15 de julho de 2025, 16:25

HU-UFS aborda prescrição segura aliada à meta internacional de Segurança do Paciente
Finalidade é reduzir registros de não conformidades no ato de prescrição
Finalidade é capacitar para uma prescrição que respeite os preceitos de segurança (Foto: Ascom HU-UFS)
Finalidade é capacitar para uma prescrição que respeite os preceitos de segurança (Foto: Ascom HU-UFS)

Médicos do corpo clínico permanente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assim como médicos residentes dos diversos programas de residência da instituição, participam nesta terça-feira, 15, da capacitação ‘Prescrição Segura: consolidando a Meta 3 Internacional de Segurança do Paciente’. A meta se refere à melhoria da segurança na prescrição, ao uso e à administração de medicamentos.

De acordo com o coordenador da ação, Marco Valadares, que responde pela Divisão Médica do HU-UFS/Ebserh, a finalidade é capacitar médicos e residentes médicos para uma prescrição que respeite os preceitos de segurança, reduzindo os registros de não conformidades no ato de prescrição. “No cuidado à saúde, o uso de medicamentos está associado a melhorias na qualidade dos serviços prestados e ao aumento da expectativa de vida nos pacientes. Contudo, com o aumento da complexidade do processo de medicação, os eventos adversos relacionados a medicamentos têm se tornado comuns em todo o mundo. Frequentemente, a Divisão Médica recebe notificações de Vigihosp envolvendo falhas assistenciais no processo terapêutico”, resume Marco Valadares. O Vigihosp é um sistema utilizado pela Ebserh para notificações de incidentes e eventos adversos em hospitais universitários vinculados à Empresa.

“Essa atividade é um plano de ação que surgiu a partir da demanda de notificações geradas ao longo dos últimos meses que ratificaram a necessidade de rever o processo da prescrição segura. A partir disso, a Divisão Médica, junto com o Setor de Qualidade e a Farmácia Clínica, planejou esse treinamento, direcionado a médicos do corpo clínico e a médicos residentes do hospital. Também foram convidados todos os chefes de unidade, para que houvesse o engajamento da gestão”, complementou.

O gestor ressaltou a participação dos três facilitadores do evento, o médico intensivista André Veiga, representando, de fato, a ação médica, o ato médico; a enfermeira Pabliane Marinho, que é do Setor de Qualidade do HU-UFS/Ebserh; e a farmacêutica Geovanna Cunha, que é da Farmácia Clínica. “Optamos por fazer um treinamento periódico, que vai ser cíclico, no qual cada chefia de unidade foi solicitada a indicar dois participantes de cada setor, sendo mais direcionado, sobretudo, para os setores de internação hospitalar, que são aqueles que lidam, de fato, com o ato prescritivo na rotina diária”, concluiu Valadares.


Residentes e médicos do corpo clínico permanente participam da ação (Foto: Ascom HU-UFS)
Residentes e médicos do corpo clínico permanente participam da ação (Foto: Ascom HU-UFS)

Conhecimento

Para o instrutor André Veiga, responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-Intensivos do HU-UFS/Ebserh, é preciso ampliar o conhecimento e execução dos preceitos exigidos para um ato prescritivo seguro. “Hoje, em alinhamento com a Direção Médica sobre o Plano Diretor Estratégico do hospital, estamos falando sobre prescrição segura, sobre as questões de segurança e qualidade assistencial, sobre alguns aspectos estruturais da prescrição em termos de diminuir a quantidade de eventos e erros associados à prescrição médica. Este é um momento muito importante, ao reunir o máximo de pessoas possíveis para que a gente consiga mitigar erros relacionados à prescrição de medicamentos. Espero que isso possa impactar a qualidade e o cuidado do nosso paciente”, destacou.

Uma das participantes da capacitação, a pediatra Sarah Fontes, também falou sobre a importância de reproduzir esse conhecimento para outros profissionais. “Sou médica pediatra da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, professora do Departamento de Medicina e coordenadora do Internato de Pediatria. Na minha visão, esse evento sobre prescrição segura é algo fundamental para o treinamento da equipe, para se reverter em ações positivas com foco na segurança do paciente. Fico bastante satisfeita de poder participar e depois compartilhar com a equipe as informações passadas aqui”, resumiu.

Sobre a Ebserh

O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

HU-UFS
Unidade de Comunicação Regional 2
Coordenadoria de Comunicação Social
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

ebserh.gov.br | (79) 2105-1745


Atualizado em: Ter, 15 de julho de 2025, 16:46
Notícias UFS