Seg, 01 de setembro de 2025, 11:36

Cinema e diálogo promovem conscientização pelo Setembro Amarelo na UFS
Debates sobre prevenção ao suicídio e acolhimento são realizados no campus São Cristóvão
Filme aborda ressignificação diante de perdas da vida (Foto: Jéssica França/Ascom UFS)
Filme aborda ressignificação diante de perdas da vida (Foto: Jéssica França/Ascom UFS)

Sessões de cinema estão sendo realizadas nesta segunda-feira, 1º, no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, em alusão à campanha Setembro Amarelo, dedicada à promoção da vida e prevenção ao suicídio.

O Ânima Cine Psi, promovido por meio da equipe de Psicologia da Dipai/Codae/Proae, exibiu o filme "Um Homem Chamado Ove", durante a manhã. A próxima sessão está programada para as 14h30, na sala de Grupos do Serviço de Psicologia Aplicada. Após as sessões, ocorrem debates mediados por psicólogos, estimulando a troca de experiências, escuta e acolhimento entre os participantes.


Psicóloga Marina Knaip (Foto: Jéssica França/Ascom UFS)
Psicóloga Marina Knaip (Foto: Jéssica França/Ascom UFS)

“O filme fala sobre como um senhor, que sofreu várias perdas durante a vida, vai ressignificar isso. A temática é muito importante como prevenção ao suicídio e quebra de tabu, já que não é muito falada em nossa sociedade”, disse a psicóloga do Dipai/Codae/Proae, Marina Knaip.

Outras ações vêm sendo desenvolvidas pela Dipai/Codae/Proae ao longo dos períodos letivos, como plantão psicológico, com possibilidade de encaminhamento ao serviço de psiquiatria; oficinas para discentes e docentes; visitas aos núcleos residenciais da UFS; diálogos com diretores de Centros; entre outros.


 Psicólogo André Cavalcante (Foto: Jéssica França/Ascom UFS)
Psicólogo André Cavalcante (Foto: Jéssica França/Ascom UFS)

O psicólogo da Dipai/Codae/Proae, André Cavalcante, responsável por algumas da ações, falou um pouco sobre elas.

“No nosso serviço de plantão psicológico, os alunos fazem o agendamento via WhatsApp, toda segunda e quarta-feira, e recebem orientação e aconselhamento psicológico. Nesse trabalho, também podemos fazer encaminhamentos, por exemplo, para a psiquiatria. Não é uma psicoterapia, é um plantão psicológico”, explicou. “Também já realizamos algumas oficinas relacionadas ao suicídio e outras para trabalhar com os alunos sobre as questões de dificuldades de aprendizagem”, acrescentou.

André Cavalcante também informou como funcionam as visitas aos núcleos residenciais. “A universidade tem o programa de Residência Universitária, e os alunos recebem nossas visitas psicossociais, para entendermos questões ligadas a relações, e observarmos como está a vivência deles nesses programas”.

Estudantes de graduação presencial da UFS podem agendar atendimento psicológico enviando mensagem para o telefone (79) 98126-7961 (Whatsapp), às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h. O atendimento ocorre presencialmente no campus São Cristóvão.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 01 de setembro de 2025, 12:07
Notícias UFS