Seg, 13 de maio de 2013, 07:00

Concerto sinfônico acontece no Teatro Tobias Barreto
Concerto sinfônico acontece no Teatro Tobias Barreto
Maestro Ion Bressan
Maestro Ion Bressan
Concerto Sinfônico
Concerto Sinfônico
Concerto Sinfônico 2
Concerto Sinfônico 2
Alunos Da Banda Musical Lira Senhora Santana
Alunos Da Banda Musical Lira Senhora Santana
Prof. André Maurício
Prof. André Maurício

Evento deu continuidade à programação comemorativa e contou com a presença da comunidade acadêmica, da imprensa e do público em geral


O Teatro Tobias Barreto recebeu na noite da última sexta-feira, 10, o Concerto Sinfônico da UFS, formado pela Orquestra (ORUFS) e pelo Coral (CORUFS) da instituição, e regido pelo maestro Ion Bressan.


O evento fez parte da comemoração dos 45 anos da UFS e levou à comunidade acadêmica, à imprensa e ao público geral um repertório amplo, eclético e abrangente, pensado especialmente para representar a diversidade da universidade. “Temos música brasileira dos séculos XVIII e XX, rock com a Bohemian Raphsody do Queen, música de cinema, música de ballet, música de ópera, música latino americana. Tudo para abranger a diversidade que integra a instituição”, disse o maestro Ion Bressan.


Na ocasião, ele ainda ressaltou a importância da estrutura do teatro para o concerto comemorativo. “Uma apresentação em um teatro como o Tobias Barreto é sempre especial, pois a acústica e o próprio ambiente são mais adequados para as apresentações, deixando toda a obra mais compreensível ao publico”, explicou Bressan.


Foi justamente pela magia e acústica do teatro que o regente da Banda Musical Lira Senhora Santana (Boquim), Gilson Andrade, levou os jovens músicos do grupo ao evento. “Sem dúvidas, esse momento é uma grande oportunidade de mostrar aos nossos alunos como se faz um concerto e como ele ganha outro contexto dentro de um teatro. É tudo mais vivo”, disse Gilson, que também levou o grupo para prestigiar dois componentes da banda que tocam na Orquestra da UFS.


Mas nem só os especialistas em música estiveram presentes. Gleide Selma, 50, confessou não entender do assunto, mas ter disponibilidade de sobra para acompanhar o trabalho da filha, Monisa Lima Cruz, integrante da ORUFS. “Não tenho muito conhecimento das músicas, das notas ou do funcionamento de um concerto, mas já estou bem melhor que antes, pois a Monisa sempre me explica direitinho como vai ser a apresentação e eu, claro, não posso deixar de prestigiá-la”, salientou.


Representando a instituição no evento, o vice-reitor André Maurício enalteceu a importância das comemorações. “Até o dia 15 de maio, quando a UFS de fato completa seus 45 anos, procuramos com cada programação mostrar o compromisso de todas as pessoas que fazem a universidade, que idealizam sonhos e, apesar das dificuldades, conseguem realiza-los. Hoje, temos a música como atração principal e nada melhor que ela para celebrar os novos passos que estamos dando frente à construção da universidade”, disse o vice-reitor, que acompanha o trabalho da Orquestra da UFS há muitos anos.


Além do CORUFS e da ORUFS, o Concerto Sinfônico contou ainda com a participação da Orquestra Sinfônica de Contrabaixos (OSCON), fundada há oito meses e e cuja maioria dos seus integrantes é do Vale do Cotinguiba. Já ao final das apresentações, o maestro Ion Bressan convidou o guitarrista César Ribeiro para compor a peça Bohemian Rhapsody, canção composta em 1945 por Freddie Mercury, integrante da banda inglesa Queen.


Os projetos


O Coral e a Orquestra da UFS são projetos de extensão promovidos pela Divisão de Música e Artes Cênicas (Dimac), através do Centro de Cultura e Arte (Cultart), e vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).Além de laboratório para alunos do curso de licenciatura em Música e de outros bolsistas, os projetos se estendem a voluntários de forma geral, proporcionando incentivo ao estudo das artes.



Jéssica Vieira
Ascom UFS
comunica@ufs.br



Atualizado em: Seg, 13 de maio de 2013, 07:15
Notícias UFS