Conferência de abertura terá o tema 'Anonimato e indignação no pós-abolição na capital do Brasil'
Entre 4 e 8 de junho acontece o IV Simpósio Nacional Anônimos na História: sujeitos, indignações e história. O evento apresentará uma discussão baseada nos resultados do IV Projeto História de Sergipe para a Terceira Idade e divulgará as pesquisas promovidas com os alunos da terceira idade realizadas pelo professor Antônio Lindvaldo Sousa e equipe de monitores do projeto. Como discussão central o evento terá como temática a “Indignação e a História”.
A conferência de abertura será proferida pela professora Marta Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema “Anonimato e indignação no pós-abolição na capital do Brasil”. O evento terá ainda mesas-redondas com docentes de outras instituições, minicursos, sessões de comunicações e viagem de estudo à aldeia da comunidade dos Xocó, em Porto da Folha.
Promovido pelo Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades e Programa de Pós-Graduação em História da UFS (Prohis), o encontro vai contar com atividades em diversos auditórios: Museu da Gente Sergipana, Sociedade Semear, Reitoria e outros auditórios do campus de São Cristóvão, além da igreja da Ilha de São Pedro, em Porto da Folha.
Homenagens
Nesta edição, o evento vai homenagear 11 anônimos na História. Um deles é aluno do projeto Universidade da Terceira Idade da UFS, escolhido conforme a temática do evento. Os demais homenageados serão relacionados aos direitos humanos.
Saiba mais detalhes, como a programação completa e inscrições, na página oficial do evento.
Com informações da Coordenação IV Simpósio Nacional Anônimos na História