Evento acontece às 19h, no auditório da Reitoria, e encerra comemorações
No último dia de comemorações do 47° aniversário da UFS, acontece esta terça-feira, 26, a solenidade do Conselho Universitário (Consu), que concederá títulos de Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e Professor Emérito, além das homenagens aos técnico-administrativos. O evento acontece no auditório da Reitoria, às 19h.
Doutor Honoris Causa
Em 2015, o título de Doutor Honoris Causa será concedido ao Doutor Irineu Tadeu Velasco, médico e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), por sua contribuição em prol das Ciências - em especial da Medicina. Velasco contribuiu para a descoberta de mecanismos de doenças e novos tratamentos na área de terapia intensiva.
Doutor Irineu possui graduação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1971) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é professor titular da USP. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia.
A concessão do Doutor Honoris Causa decorre da distinção em relação ao saber, pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, bem como pela atuação em prol do melhor entendimento entre os povos e pela defesa dos direitos humanos.
Professor Honoris Causa
Na categoria Professor Honoris Causa, a homenageada será a professora Maria das Graças de Souza, também da Universidade de São Paulo (USP), pelo reconhecimento de sua atuação na formação de professores do Departamento de Filosofia e apoio ao Programa de Pós-Graduação. Maria das Graças graduou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 1971, e lá também cursou mestrado (1983) e doutorado (1990), na mesma área.
Livre-docente em 1999, é atualmente professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Política. Participa, atualmente, como editora colaboradora, da preparação do volume V das novas Obras Completas de Rousseau, edição do Tricentenário do nascimento do autor, que deverá ser publicada a partir de 2012, sob direção de Alain Grosrichard, presidente da Société Jean-Jacques Rousseau de Genebra. É membro do Conselho Executivo da Société Internationale d'Études du Dixhuitième siècle.
O título de professor Honoris Causa é concedido a professores e cientistas ilustres, não pertencentes à UFS, que tiveram prestado relevantes serviços a Universidade.
Professor Emérito
Em reconhecimento a contribuição a cada área do conhecimento, atestada pelos seus currículos e pela história construída, receberão o título de Professor Emérito os professores Hélio Araújo Oliveira e Fedro de Menezes Portugal (CCBS), Gildo Guimarães de Carvalho e Maria Helena Santana Cruz (CCSA), Terezinha Alves de Oliva e Alexandrina Luz Conceição (CECH), e Luiz Carvalho Sobral e Vasco Domingues Garcia (CCET).
O título de Professor Emérito é concedido a professores que tiveram alcançado eminência no campo da pesquisa ou no ensino durante sua atuação profissional. Trata-se, portanto, de uma concessão a professores aposentados da UFS pelo reconhecimento de serviços prestados no exercício efetivo da profissão.
Técnico-administrativos
Ainda na cerimônia, serão reconhecidas as contribuições dos técnico-administrativos Jairo de Araujo Andrade (Cultart), José Osmário Nunes Ferro e Jane Costa Vasconcelos de Santana (CCET), e Hortência Maria Dantas (CCBS), pelo compromisso e dedicação no serviço à Universidade Federal de Sergipe.
UFS
Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS nasceu com a incorporação das escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961). Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus”.
Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho) e Laranjeiras.
Ascom
comunica@ufs.br