Sex, 03 de julho de 2015, 14:31

Revista Curiá: Múltiplos Saberes
Revista Curiá: Múltiplos Saberes
Revista foca na popularização das ciências
Revista foca na popularização das ciências

Financiada pela Fapitec, revista busca popularizar a ciência


Revista de democratização das ciências, publicada nas versões impressa, online e em CD, a Revista Curiá publica trabalhos de popularização nos campos das várias dimensões da cultura, tais como: Artes, Ciências, Saberes Populares, Saberes Tradicionais e Tecnologia.
Expressão popular, especialmente no Nordeste, o termo ‘curiá’ é uma adaptação linguística do verbo curiar, que significa observar, olhar, espiar. Foi se apoderando desses significados que a revista foi proposta: como uma maneira de ‘curiá’ as várias dimensões da cultura, ou seja, seus múltiplos saberes.
Ligada ao Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (GEPIADDE), a Revista Curiá é resultado das atividades desenvolvidas ao longo de nove anos de realização do projeto Oficinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental (OCMEA), no Campus Alberto Carvalho, na cidade de Itabaiana. O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).
Formado por pesquisadores de diversas universidades brasileiras e uma universidade portuguesa, o Conselho Editorial congrega especialistas de várias áreas como Administração, Agroecologia, Antropologia, Biologia, Ciências Sociais, Contabilidade, Educação, Educação Física, Ensino de Ciências, Física, Linguagens, Matemática e Química. O Conselho Editorial ainda conta com três professoras da Educação Básica. Fazem parte da equipe aproximadamente 20 profissionais da UFS UFMT, UnB, UFPE, UFAM e Universidade de Aveiro, em Portugal. “Essa equipe tem o compromisso com a qualidade e o caráter multidisciplinar da revista”, explica Edinéia, coordenadora do Conselho Editorial.
As versões impressa e em CD possuem periodicidade anual. A versão online tem periodicidade semestral e pode ser acessada aqui.
Primeira edição
Organizada pelas professoras Edinéia Tavares Lopes e Assicleide da Silva Brito, a primeira edição tratou de temáticas diversas, como: Meio Ambiente, Biologia, Computação, Educação das Relações Étnica-Raciais, Gênero, Linguagem, Matemática e Química. De acordo com Edinéia, “todos os artigos, com suas especificidades, se destacam pela importância e qualidade do conhecimento a ser divulgado”.
A professora ressalta que logo na primeira semana em que a versão online foi divulgada, diversos pesquisadores e alunos de pós-graduação entraram em contato para enviar trabalhos ao periódico. Essa grande procura foi, portanto, o que levou ao aumento da quantidade de publicações anuais, de uma para duas.
Serão distribuídas nas escolas, a partir do mês de julho, cerca de mil revistas impressas e 500 em CD. O professor ou o diretor que deseje solicitar o exemplar para a sua escola pode entrar em contato pelo e-mail revistacuria.ufs@gmail.com ou pelo telefone (79) 9939-3301.
Para participar
É necessário, para participar da revista, submeter o artigo para avaliação. Edinéia detalha que “os trabalhos enviados serão submetidos ao Conselho Editorial da Revista Curiá e devem atender a requisitos acerca da linguagem, da relevância do assunto, da ilustração, do número máximo de autores, do e do formato”.
Mais informações podem ser vistas na página da revista ou obtidas através do e-mail revistacuria.ufs@gmail.com.


Atualizado em: Sex, 31 de julho de 2015, 13:28
Notícias UFS