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Capacitação com foco em prestadores de serviço aprimora atendimento ao público no HU-UFS
Sex, 10 de outubro de 2025, 10:54
Capacitação com foco em prestadores de serviço aprimora atendimento ao público no HU-UFS
Minicurso destaca acolhimento e respeito aos direitos dos usuários do SUS
Cerca de 90 prestadores de serviço foram convocados a participar da capacitação (Foto: Ascom HU)
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos seus profissionais, em consonância com os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), o Hospital Universitário de Aracaju promoveu nesta semana uma capacitação voltada às equipes de prestadores de serviço da instituição. A iniciativa buscou conscientizar os colaboradores que atuam na linha de frente do atendimento ao público externo (pacientes, acompanhantes e visitantes), estimulando a oferta de um serviço mais acolhedor, orientativo e pautado no respeito aos direitos e deveres dos usuários do SUS.
Profissionais das áreas de segurança, portaria e recepção desempenham um papel essencial na manutenção do fluxo adequado dos serviços prestados pelo hospital. Diariamente, essas equipes lidam com uma grande diversidade de pessoas e situações, muitas vezes desafiadoras, que exigem preparo e postura profissional. Capacitá-los é fundamental não apenas para aprimorar o atendimento, mas também para protegê-los de situações estressantes do cotidiano hospitalar. A inclusão desses colaboradores em programas contínuos de formação contribui significativamente para a qualificação da assistência oferecida à comunidade.
A capacitação abordou aspectos essenciais, como a importância da comunicação clara, o acolhimento respeitoso e a valorização do paciente como sujeito de direitos. Dessa forma, fortalece-se uma cultura institucional pautada na ética, no respeito e na humanização do cuidado, promovendo a melhoria do atendimento e a satisfação dos usuários do sistema público de saúde.
De acordo com um dos instrutores responsáveis pelas turmas de colaboradores, Fábio Nunes, a proposta do minicurso ‘Direitos e Deveres dos Pacientes’ surgiu a partir da vivência diária na Ouvidoria do HU-UFS, onde acompanha histórias de usuários que, muitas vezes, desconhecem seus próprios direitos e, ao mesmo tempo, os deveres que fortalecem a convivência e o cuidado dentro do hospital. “Percebi que a informação é uma forma poderosa de acolher, empoderar e prevenir conflitos. A importância desse momento está justamente nisso: em transformar o conhecimento em ponte entre o paciente, o profissional e a Instituição. Quando todos compreendem seus papéis, o atendimento se torna mais humano, justo e eficiente”, resume o profissional.
Durante o minicurso, Nunes apresentou, de forma prática e dialogada, os principais pontos da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, relacionando cada direito ao cotidiano hospitalar e mostrando, com exemplos reais, o que deve ser garantido e o que precisa ser construído em parceria entre profissionais e pacientes.
“Espero gerar uma consciência de pertencimento, que cada participante saia com a sensação de fazer parte de algo maior, de que o cuidado é uma via de mão dupla, onde direitos e deveres caminham juntos.” Essa é a expectativa do instrutor Fábio quanto ao aprendizado que os participantes devem alcançar ao final do minicurso.
Cerca de 90 prestadores de serviço foram convocados a participar da capacitação, organizada em duas turmas para garantir a participação de todos. Os participantes receberam certificado de conclusão com carga horária de 3h.
(Foto: Ascom HU)
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.