Carlos Rebêlo Júnior, professor do departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, tomou posse na última quarta-feira, 9, no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. A solenidade foi realizada às 17h, no Pleno da Corte.
O magistrado foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff no dia 17 de agosto, promovido pelo critério de antiguidade, para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal emérito Francisco Barros Dias.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, e coube ao desembargador federal Vladimir Carvalho, em nome da Corte, fazer a saudação a Rebêlo. O vice-reitor da UFS, professor André Maurício, esteve presente à solenidade.
Perfil
Natural de Alenquer (PA), o juiz federal Carlos Rebêlo Júnior é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, em Filosofia, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rebêlo Júnior foi procurador autárquico da Sudene e juiz do trabalho substituto em Macau (RN).
Ingressou na Justiça Federal em Pernambuco, em fevereiro de 1988, sendo removido para a Seção Judiciária de Sergipe, em junho de 1988, da qual foi diretor do Foro. Carlos Rebêlo Júnior é o segundo juiz federal mais antigo da 5ª Região. Porém, como o mais antigo, juiz federal Agapito Machado, titular da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará (SJCE), renunciou à vaga, a antiguidade passou para Rebêlo.
Com informações do TRF5