Qua, 16 de setembro de 2015, 14:10

Professor da UFS é premiado no Prêmio Capes de Tese 2015
Professor da UFS é premiado no Prêmio Capes de Tese 2015
Tese premiada discute sobre gênero e Segurança Pública
Marcos Santana de Souza, docente do Departamento de Ciências Sociais, teve a sua pesquisa de doutorado intitulada: "Sou policial, mas sou mulher: gênero e representações sociais na Polícia Militar de São Paulo", contemplada com o Prêmio Capes de Tese 2015 na área de Sociologia.
Ele, que é coordenador do Laboratório de Estudos sobre Sociedade e Segurança (Lasseg/UFS) e membro da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp/SE), foi orientado pela professora Mariza Corrêa no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O interesse pelo tema, segundo Marcos, surgiu a partir de sua história pessoal e também dos dados que se destacaram em uma pesquisa que ele desenvolveu anteriormente. Antes de pesquisar sobre segurança pública, ele foi policial por cerca de sete anos, tendo ingressado na polícia militar ainda como aluno do curso de História da UFS, em 2002.
Foi por incentivo da professora do Departamento de Ciências Sociais e orientadora do seu mestrado, Tâmara Oliveira, que Marcos desenvolveu uma pesquisa, publicada em 2012, a respeito das representações sociais de um grupo de policiais militares de Sergipe sobre violência policial. De acordo com o professor, a dimensão do gênero – em particular como a presença feminina na corporação aparecia nos discursos – mostrou-se um dado relevante nessa pesquisa para compreender a identidade policial militar. “Assim, logo em seguida, fiz uma pesquisa específica sobre as mulheres na Polícia Militar de Sergipe no âmbito do curso de especialização ofertado pela Renaesp/SE, sendo uma experiência importante para que eu resolvesse aprofundar as discussões sobre gênero e Segurança Pública”, comenta.
Marcos afirma que a premiação, além de ser um importante reconhecimento, representa um estímulo a continuar investindo na pesquisa. Para ele, o tempo e as incertezas foram desafios durante seu doutorado. “É um trabalho difícil e ao mesmo tempo fascinante. Além disso, como eu fiz toda a minha formação escolar em instituições públicas, sinto-me feliz e entendo que a premiação reflete o investimento que recebi de excelentes professores, desde as primeiras séries até no doutorado, onde tive a honra de ser orientado pela professora Mariza Corrêa”, afirmou.
O pesquisador explica que espera “contribuir de algum modo para o aprofundamento do debate e para a ampliação do interesse da sociedade pelas discussões sobre a segurança pública a partir de novas perspectivas que considerem a compreensão das diferenças e como elas se manifestam na rotina da profissão policial”.
Confira aqui o resultado completo do Prêmio Capes de Tese 2015.
Ascom UFS
Grace Carvalho (Bolsista)
Márcio Santana (Jornalista)


Atualizado em: Qua, 16 de setembro de 2015, 14:41
Notícias UFS