

O Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju, recebeu na última sexta-feira, 25, a enfermeira Míriam Geisa Virgens Menezes para a sua defesa de mestrado. Ela é a primeira aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN) a obter o título de mestre pela UFS.
De acordo com o professor José Antonio Barreto Alves, do Departamento de Educação em Saúde (DESL), essa foi a primeira de muitas defesas que acontecerão nos próximos meses através do PPGEN. “Isso mostra que os profissionais de enfermagem estão buscando sempre novos conhecimentos e métodos para ampliar e enriquecer a prática profissional, valorizando cada vez mais a pesquisa em enfermagem do nosso estado”, comenta.
Além dele, a banca examinadora da defesa foi composta pela docente Mariângela da Silva Nunes, ambos do campus de Lagarto, e da professora orientadora Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro, do Departamento de Enfermagem (DEN/UFS).
Estudo
A dissertação de Míriam Geisa, intitulada de "Manejo da dor em pacientes submetidos à craniotomia", visou avaliar a dor de 27 pacientes do Hospital São Lucas e Cirurgia submetidos à craniotomia. Trata-se de uma operação cirúrgica em que um retalho ósseo é temporariamente removido do crânio para acesso ao cérebro, geralmente realizada em pessoas que sofrem de lesões cerebrais ou traumatismo cranioencefálico.
A enfermeira afirma em seu estudo que a análise “pode contribuir para despertar o interesse dos profissionais da saúde quanto à importância do controle da dor pós-craniotomia, podendo ainda subsidiar a construção e implementação de protocolos de avaliação da dor e analgesia em pacientes submetidos à craniotomia”.
PPGEN
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN) foi criado em 2013 com o objetivo de fortalecer a pesquisa na área de Enfermagem no estado de Sergipe, incentivando os enfermeiros a buscarem aperfeiçoamento profissional. O programa é o primeiro e único do estado a oferecer o curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem.
Ascom
comunica@ufs.br