Na última sexta-feira, 4, a Universidade Federal de Sergipe participou de mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. O Comitê Central de Combate ao Aedes Aegypti da UFS participou de um evento realizado na escola municipal Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju. Na ocasião, o coordenador de Tecnologias Sociais e Ambientais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFS (Proex), Wellington Barros da Silva, proferiu uma palestra para os alunos sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além da palestra, também aconteceu a apresentação de uma peça de teatro com fantoches apresentada por alunos do curso de Enfermagem da UFS. O evento encerrou o dia de atividades do projeto Zika Zero na escola. Além do Santa Maria, o projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação de Aracaju, visitou escolas dos bairros Bugio e Cidade Nova. Também estiveram presentes no evento técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.
O professor Wellington Barros falou da importância da disseminação do conhecimento a respeito do combate ao mosquito. "A palestra foi direcionada às crianças do Ensino Fundamental I, de idade entre 7 e 12 anos. Elas têm um papel importante em disseminar essas informações entre a família e a comunidade. Percebemos que utilizando essa linguagem mais lúdica conseguimos trabalhar com a realidade delas".
Ele diz ainda que este tipo de atividade também atrai os pais das crianças e percebeu que muitas delas já tiveram contato com as doenças. "Muitas dessas crianças ou já tiveram alguma das doenças transmitidas pelo mosquito ou convivem com alguém que já teve, por isso já sabiam de muita coisa relacionada aos sintomas e a transmissão".
Participaram do evento alunos, familiares e toda a comunidade escolar. O Comitê Central de Combate ao Aedes aegypti da UFS é coordenado por Wellington Barros da Silva (Proex). Estiverem presentes no evento Geovânia Carvalho (Prograd), Inaura Carolina Carneiro da Rocha (CCET) e Marcos José Ribeiro Barreto (DSG) representando o comitê central, que é composto por vinte membros de diversos setores da universidade.
Ascom
comunica@ufs.br