Cursos são: doutorado em Letras e mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou dois novos cursos stricto sensu na UFS: o doutorado em Letras e o mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais.
Visite a página do Sigaa com a relação de editais da pós-graduação
Para o pró-reitor de Pós-Graduação da UFS, Marcus Eugênio de Oliveira Lima, a criação de mais dois cursos tende a consolidar ainda mais a pesquisa na instituição.
“Antes da aprovação desses cursos, tínhamos uma proporção de um doutorado para cada quatro mestrados. Agora, teremos um para três. Isso tem dimensões valiosas, uma vez que contribui para a expansão da pesquisa e o aperfeiçoamento do corpo docente, sem falar no estímulo dado aos nossos próprios alunos que, algumas vezes, recorrem a outras instituições para dar continuidade aos seus trabalhos”, salienta o pró-reitor.
Letras
O doutorado em Letras da UFS terá duas áreas de concentração: Estudos Literários e Estudos Lingüísticos, cada qual se ramificando em duas linhas de pesquisa.
Visite a página do Programa de Pós-Graduação em Letras
Na área de Estudos Linguísticos, as linhas são: Descrição, Análise e Usos Linguísticos e Linguagem: Identidade e Práticas Sociais. Já na área de Estudos Literários, as linhas são: Literatura e Cultura e Literatura e Recepção.
Segundo a coordenadora do programa, Geralda de Oliveira, o edital de seleção para o doutorado sairá ainda no segundo semestre de 2016. “A previsão é de que as primeiras turmas tenham início no primeiro semestre de 2017 e que, no total, sejam ofertadas 14 vagas”, explicou a professora.
Ambientais
O mestrado acadêmico em Engenharia e Ciências Ambientais conta com uma proposta interdisciplinar, através de um corpo docente atuante nos departamentos de Engenharia Ambiental, Ecologia, Engenharia Civil e Química.
O curso contará com uma única área de concentração, Tecnologia e Gestão Ambiental, com duas linhas de pesquisa: Prevenção, Controle da Poluição e Modelagem Ambiental; e Gestão e Monitoramento Ambiental.
Segundo o coordenador da proposta, professor André Luís Ramos, o edital deve ser lançado em 2016, para início do curso em 2017, sendo ofertado o total de 20 vagas.
Ascom
comunica@ufs.br
Atualizado em 2 de maio para acréscimo de informações.