Com o objetivo de oferecer ao seu corpo docente noções básicas e necessárias no que se refere à inclusão social dos estudantes, a Universidade Federal de Sergipe – através da Divisão de Análise de Desempenho Acadêmico (Didae) – deu início ao “Curso Introdutório: ensinando e aprendendo mediante pessoas com deficiência”.
Assista ao vídeo do curso.
Ofertado inicialmente para 40 professores de todos os campi da instituição, o curso será ministrado durante todas as sextas-feiras compreendidas entre o período de 12 de agosto a 30 de setembro. No entanto, a solenidade de abertura foi realizada na última sexta-feira, 5, no auditório da reitoria, com palestras sobre os novos caminhos da educação , a evolução da inclusão social no país e com apresentação artística.

Segundo a chefe da Didae, Geovânia Nunes de Carvalho, o curso surgiu da extrema necessidade de se observar a atual realidade social e, conseqüentemente, dos próprios corredores da universidade.
“A UFS tem, atualmente, 214 estudantes com algum tipo de deficiência, que têm demonstrado rendimentos satisfatórios mesmo diante de suas limitações. É preciso olhar com atenção para essas pessoas, dar-lhes condições necessárias para que adquiram conhecimento e desempenhem suas atividades da melhor forma possível. Para tanto, também é necessário mostrar e debater essa realidade com aqueles que estão à frente das salas de aula, que são os professores. É uma inclusão de ensinamentos e de aprendizados”, ressaltou Geovânia, adiantando também que, posteriormente, o curso será ampliado para toda a comunidade universitária.
Confira a galeria com fotos do evento.
Foi sob essa ótica que a professora Iara Campelo, do departamento de Educação da UFS (DED), ministrou a palestra “A teia da inclusão na formação do professor: escuta, narrativa e dialogicidade”, ressaltando a importância de conduzir o professor ao ambiente e às necessidades das pessoas com deficiência.
“O eixo central da formação do professor é a diversidade, que já se abre à inclusão das mais diversas formas. As questões que, porventura, estavam excluídas dessa formação, hoje, já são discutidas nas mais diversas diretrizes da licenciatura e garantidas por leis. A UFS está se reorganizando dentro do panorama da inclusão de pessoas com deficiência e, sem dúvidas, os docentes já têm outra visão da dinâmica em sala de aula. A distância, obviamente, é longa, mas já demos passos largos e isso é fundamental”, explicou a professora.
Pró-reitor de graduação da UFS, o professor Jonatas Meneses também parabenizou o evento e salientou o desempenho de muitos estudantes com deficiência nos mais diversos cursos de graduação da UFS. “É muito gratificante perceber que, de forma geral, esses estudantes têm desempenho semelhante aos dos demais colegas, mostrando que é cada vez mais indispensável equiparar ensino e aprendizagem no ambiente universitário”, ressaltou Jonatas.
Inscrições:
As inscrições para o “Curso Introdutório: ensinando e aprendendo mediante pessoas com deficiência” podem ser feitas pelos professores de todos os campi da universidade através do telefone 2105-6502, respeitando o limite inicial de 40 vagas para este momento.
Assessoria de Comunicação